Um dos assuntos que continuam gerando polêmica em Catanduva é a construção de diversas lombadas na cidade. No dia 16 de julho, o jornal O Regional divulgou uma matéria sobre o gasto de R$ 2 milhões de reais da Prefeitura Municipal para construir 140 redutores de velocidade.
Essa verba foi destinada pelo Detran.SP por meio do programa Respeito à Vida, onde os municípios cadastraram suas demandas e escolheram que tipo de intervenção era necessária para melhorar a segurança das vias da cidade.
A repercussão dessa escolha da administração municipal pelas lombadas e lombofaixas gerou discussões nas redes sociais, trazendo à tona pontos positivos e também negativos sobre essa ação do poder público.
Dessa forma, buscando ouvir a população, o jornal O Regional, por meio de seu Instagram @oregionalcatanduva, realizou enquetes sobre o tema. Os resultados apontam para uma reação negativa foi maior que a positiva.
A pergunta inicial era se "Você concorda com a construção das lombadas?". Ao todo, foram 52 votos para SIM, 191 votos para NÃO e 123 votos para TALVEZ.
Além desse questionamento, na matéria veiculada pelo jornal O Regional foram expostas alguns comentários de catanduvenses sobre a polêmica. Expondo tais comentários, os seguidores opinaram nas enquetes se concordavam ou não com essas falas.
Em enquete feita nas redes sociais do jornal, 90% dos votantes concordaram com a declaração de Fernanda Pereira. Ela havia dito que estão fazendo lombadas onde não há necessidade e deixando os buracos.
Já sobre a declaração de Jether Toledo, que disse que a administração estava certa em colocar lombadas já que segundo ele “o povo anda com carro igual doido”, 61% dos votantes da enquete não concordaram.
Alguns seguidores ainda aproveitaram para deixar sua própria opinião sobre o assunto. Confira algumas declarações:
“É só um motivo para justificar o gasto do dinheiro público”, diz Bianca Guilhermo; “Alguns lugares precisam mesmo. Mas tem alguns sem necessidade. E recapear as ruas, nada?” questiona Kleber Silva; “Lombadas mal planejadas. Deveriam gastar o dinheiro em recapear, arrumar a cidade”; opina Adriano Felix.
Há também opiniões favoráveis, que tentam explicar a implantação das lombadas na cidade. “Isso é uma verba do governo para sinalização de trânsito, não pode ser alterada para outras coisas!”, diz Otni Junior; “O dinheiro conquistado foi direcionado para lombada, se usar para outros fins pode acarretar problemas”, expõe Marcelo Neveson.
Autor