Energisa usa drones em inspeções na rede elétrica de Marapoama, Mendonça, Tabapuã e Elisiário
Tecnologia agiliza serviços e facilita identificação de pontos que precisam de manutenção
Foto: DIVULGAÇÃO - Empresa incorporou o uso de veículos aéreos não tripulados à rotina de inspeções
Por Da Reportagem Local | 10 de março, 2022

Os trabalhos de inspeção da rede elétrica realizados na região contam com um aporte tecnológico. Isso porque nas últimas semanas a Energisa Sul-Sudeste está utilizando drones para potencializar as inspeções nos municípios de Marapoama, Mendonça, Tabapuã e Elisiário, com o intuito de verificar a rede de distribuição de energia elétrica e identificar previamente os pontos que precisam de manutenções preventivas ou corretivas.

De acordo com o gerente de Departamento de Projeto, Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Luiz Moreto, a empresa incorporou o uso de veículos aéreos não tripulados à rotina de inspeções, mas reforçou os trabalhos com apoio da tecnologia em ações específicas realizadas nos meses de fevereiro e março, nos municípios citados e também em outras regiões de sua área de concessão. Dessa forma, as equipes técnicas são direcionadas para as áreas que necessitam de reparos, manutenções e melhorias, com foco principal de entregar energia com qualidade e segurança aos clientes.

“A Energisa utiliza os drones nas inspeções de forma a padronizada, nas redes de distribuição e nas linhas de transmissão. Em Marapoama, Mendonça, Tabapuã e Elisiário, o cronograma prevê análises das condições de cabos, linhas e estrutura que viabiliza a distribuição da energia elétrica nessas cidades, para que possamos atuar de forma mais assertiva com o compromisso de melhorar os nossos serviços à comunidade”, destaca Moreto.

Com câmeras acopladas, que permitem o registro de imagens em alta resolução e ângulos privilegiados, os drones têm sido usados pela Energisa de maneira mais intensiva nas áreas rurais e em lugares cujos acessos são mais remotos. Nesses lugares a presença física dos profissionais demanda muito mais tempo, e com o apoio da tecnologia é possível inspecionar os pontos da rede elétrica com precisão, segurança e agilidade.

MAIS MELHORIAS

Simultaneamente às inspeções com os drones, as equipes estão promovendo a limpeza dos fios, desobstruindo a rede com a poda de galhos de árvores que oferecem risco ao sistema elétrico, e verificando os pontos que necessitam de substituição de cabos, cruzetas (estruturas que fazem a sustentação dos cabos), isoladores, transformadores, entre outros equipamentos.

“Essas melhorias fazem parte do nosso compromisso de potencializar e qualificar cada vez mais os serviços prestados à população”, reforça Moreto.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Projeto itinerante Movimento & Saúde chega a Itajobi neste sábado
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Bebê tem alta hospitalar 40 dias após cirurgia dentro do útero da mãe
Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Guilherme Arantes faz show no Sesc Rio Preto nesta quarta-feira