Energisa investe R$ 399 mil em projetos de eficiência energética na Santa Casa de NH
Empresa vai instalar sistemas de iluminação e microusina de geração de energia fotovoltaica
Foto: DIVULGAÇÃO - Sistema de iluminação elétrica da Santa Casa será modernizado
Por Da Reportagem Local | 15 de março, 2022

A Energisa Sul-Sudeste realiza neste ano mais um importante investimento para o município de Novo Horizonte. Por meio do Projeto de Eficiência Energética (PEE), iniciativa regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a concessionária vai investir R$ 399.549,22 em projetos que vão beneficiar diretamente a Irmandade São José de Novo Horizonte, a Santa Casa. O hospital receberá sistemas de iluminação e uma microusina de geração de energia elétrica fotovoltaica.

Os projetos serão executados por uma empresa terceirizada, sem custos para a entidade que certamente terá uma economia bastante significativa no orçamento mensal, com a redução na conta de energia.

O coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, explica que o propósito dos projetos de eficiência energética é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam para a redução na demanda de energia.

“A Santa Casa de Novo Horizonte vai receber a instalação de equipamentos de iluminação mais eficientes e a também uma microusina de geração de energia elétrica fotovoltaica. Essas melhorias resultarão em uma importante redução de custos para o hospital que poderá administrar melhor e reorganizar seus recursos de acordo com as demandas da unidade. Além disso, a instituição ganha em qualidade e segurança, com novos equipamentos que minimizam os riscos e evitam o desperdício de energia”, reforça.

O sistema de iluminação elétrica da Santa Casa será modernizado em 432 pontos do hospital, com a substituição das lâmpadas halógenas e fluorescentes por luminárias de tecnologia LED, que possuem um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais. Dessa forma, evita-se a necessidade de substituições constantes dos equipamentos.

Já o projeto de microgeração de energia consiste na instalação de 144 painéis fotovoltaicos que cobrirão uma área de aproximadamente 410 metros quadrados. A previsão é de que, pelo novo sistema, a produção anual de energia no hospital seja de 94,09 MWh/ano. “Além de instalar os equipamentos, nosso projeto contempla ações de conscientização que favoreçam o uso da energia de forma eficiente e sem desperdício”, complementa o coordenador.

Para a diretoria da entidade, a execução do projeto pela Energisa é motivo de gratidão. “Investir na Santa Casa é ajudar diretamente o povo de Novo Horizonte. Não poderíamos deixar de agradecer os envolvidos que buscaram ajudar, dentro das formalidades legais. A aprovação do projeto e sua execução vão contribuir para a diminuição das despesas e, consequentemente melhoria, no atendimento aos usuários”.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Bebê tem alta hospitalar 40 dias após cirurgia dentro do útero da mãe
Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Guilherme Arantes faz show no Sesc Rio Preto nesta quarta-feira
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Em Urupês, demanda reprimida por ultrassom deve ser zerada em 45 dias