Energisa faz blitz e visitas a canteiros de obras para orientar trabalhadores
Com programa Guardião da Segurança, concessionária alerta sobre riscos elétricos
Foto: DIVULGAÇÃO/ENERGISA - Profissionais foram instigados a refletirem sobre os riscos a que se submetem
Por Da Reportagem Local | 20 de abril, 2022
 

Equipes da Energisa Sul-Sudeste percorrem, nesta semana, canteiros de obras, lojas de materiais para construção e produtos agrícolas, além da comunidade em geral da região de Catanduva para alertar sobre os riscos das atividades realizadas próximas à rede elétrica. Na ação estão sendo abordados profissionais da construção civil, contratantes de obras, donos de empreiteiras, autônomos de manutenção predial, trabalhadores rurais e populares, com orientações de segurança a fim de evitar acidentes envolvendo a rede de energia.  

A iniciativa faz parte da atuação do programa Guardião da Segurança, da Energisa Sul-Sudeste. Além das visitas, as orientações estão sendo reforçadas por meio de blitz em áreas centrais, conversas com lideranças comunitárias, e ações de conscientização com apoio de lojas de materiais para construção.    

“Nosso compromisso com a vida ultrapassa os limites do cuidado apenas com os nossos eletricistas, cuja rotina é de contato direto com a rede elétrica. Diariamente, pedreiros, pintores, serralheiros, instaladores de painéis e antenas, tratoristas, pessoas que fazem podas de árvores, amadores em pequenos reparos e trabalhadores rurais arriscam a própria vida realizando serviços próximo à rede elétrica sem os devidos cuidados. É nossa responsabilidade alertar sobre esses riscos e orientá-los para que trabalhem com segurança. Também estamos pedindo o apoio dos contratantes desses serviços para que zelem pela vida de seus trabalhadores”, enfatiza Juliana Volpi Favaretto, coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, que atende 15 municípios na região de Catanduva.    

Isso porque, segundo Juliana, independentemente de ser uma pequena reforma domiciliar ou a construção de um grande empreendimento, quem contrata um profissional tem responsabilidade sobre a segurança dele e igualmente deve se atentar, orientar e fiscalizar para evitar acidentes e outros problemas.   

As primeiras ações de conscientização na região foram realizadas nesta segunda-feira, 18, contemplando o município de Catanduva. Em cada parada, os profissionais da construção civil de diferentes bairros foram instigados a refletirem sobre os riscos aos quais se submetem quando trabalham sem observar as orientações de segurança.   

“Às vezes os profissionais se preocupam apenas em não encostar o instrumento de trabalho na rede de energia. Porém, há situações em que a proximidade de um equipamento com a fiação pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte”, exemplifica Juliana.   

As ações seguem até esta quarta-feira, 20, com visitas, orientações e distribuição de cartilhas também nos municípios de Itajobi, Novo Horizonte, Marapoama, Tabapuã, Catiguá, Novais, Elisiário, Adolfo, Nova Aliança, Irapuã e Distritos de Nova Itapirema, Vale Formoso e São João do Itaguaçu.  

ORIENTAÇÕES 

Entre as principais orientações para os profissionais de construção, reforma ou manutenção, estão: monte andaimes a distância segura dos fios e nunca deixe vergalhões e calhas próximo à rede de energia; cuidado extra ao manobrar caminhões; use equipamentos de segurança; instale antenas com distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica; certifique-se de que as instalações não estão danificadas e que são adequadas à carga elétrica; e, ao fazer reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desligá-los da tomada. 

Quando se trata de atividades rurais, as orientações são: antes de utilizar máquinas agrícolas, faça um reconhecimento do local, observando com atenção se a altura e largura do equipamento manterá distância segura da rede; na movimentação de máquinas e tratores, cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres no chão; nunca permita que o jato de água dos irrigadores atinja a rede elétrica; e, no carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima e mantenha a distância mínima de 6 metros.  

“As atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, apenas por profissionais qualificados e autorizados. Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar equipamentos na rede de energia são serviços que só as equipes da Energisa ou empresas devidamente autorizadas podem realizar, pois estão devidamente preparadas para desenvolver o trabalho com segurança”, frisa a empresa. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Bebê tem alta hospitalar 40 dias após cirurgia dentro do útero da mãe
Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Guilherme Arantes faz show no Sesc Rio Preto nesta quarta-feira
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Em Urupês, demanda reprimida por ultrassom deve ser zerada em 45 dias