Está aberta a temporada de festas juninas. Após dois anos seguidos sem poder celebrar esse período tradicional por conta da pandemia, escolas, empresas, famílias, comunidades e cidades inteiras já se preparam para os festejos deste ano, “como manda o figurino”. Mas, para que todos os “arraiás” sejam aproveitados com toda e pompa e circunstância que a data pede, é importante manter atenção redobrada quanto à segurança com a rede elétrica.
“Para nós, é muito importante estar próximo aos clientes, mostrando a necessidade de ações preventivas e seguras. Por isso, estamos sempre compartilhando informações e nos colocando à disposição para solucionar qualquer demanda que envolva energia elétrica”, reforça a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Juliana Volpi Favaretto.
Então, para que os festejos juninos sejam celebrados com segurança, Juliana destaca algumas dicas imprescindíveis quanto às instalações elétricas: “Ao escolher os locais que ganharão a decoração temática, é necessário respeitar os pontos de energia. Os bocais de lâmpadas jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios”, alerta a profissional, reforçando que o uso de extensões e benjamins também deve ser evitado.
E mais: nunca manuseie equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados. “A princípio, essa dica pode parecer óbvia, mas é muito comum as pessoas estarem mexendo com água, seja na limpeza do local ou lavagem de materiais, e pararem para ligar algo na tomada, abrir o freezer ou aumentar o som, por exemplo. São práticas simples que colocam a vida em risco”.
Se for decorar a rua ou a fachada do imóvel com bandeirinhas, a recomendação é colocar longe de postes. “Também é importante não amarrar fios, cabos ou enfeites em postes ou fiações elétricas e substituir os enfeites de metais por adereços de materiais isolantes, como borracha e silicone, por exemplo, para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede”, acrescenta Juliana.
Para quem não abre mão de soltar fogos de artifício, o alerta é manter a distância de fios elétricos e não apontar na direção de postes e condutores de energia, para que os fogos não atinjam a rede elétrica e nem causem curto-circuito, tampouco acidentes e falta de energia na localidade, o que pode comprometer, inclusive, serviços essenciais.
No caso da fogueira, também é preciso observar a distância da rede de energia, uma vez que o fogo ou o calor em excesso podem danificar cabos e estruturas, causando curto-circuito e a interrupção no fornecimento de energia. Quanto aos balões, a recomendação da Energisa é que sejam evitados, porque podem causar grandes acidentes, principalmente se caírem dentro de subestações ou sobre a rede elétrica.
LIGAÇÕES PROVISÓRIAS
Além dos cuidados para quem vai aproveitar os festejos juninos, Juliana chama a atenção das pessoas que irão trabalhar na festa. “Não faça ligações clandestinas junto à rede elétrica externa, caso queira iluminar temporariamente uma área para o arraial. Além de crime, oferece alto risco de acidente, que pode ser fatal. Somente a Energisa pode executar ligação provisória de energia”. Qualquer instalação elétrica deve ser executado por profissional especializado.
CHOQUES ELÉTRICOS
Se presenciar situação de choque elétrico, não toque na vítima que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a concessionária pelo telefone 0800 70 10 326 para que seja feito o desligamento da energia.
Autor