Endividamento dos consumidores bate recorde nos últimos meses
Principais contas em atraso são de cartão de crédito, empréstimos em banco ou financeira, crediário, cheque especial e telefone
Crédito: Divulgação - Valor médio das dívidas dos inadimplentes, incluindo juros e multas, é de R$ 4.477
Por Da Reportagem Local | 06 de julho, 2023

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, aponta que o endividamento dos consumidores brasileiros bateu recorde nos últimos meses. O cartão de crédito, empréstimos em banco ou financeira, crediário, cheque especial e telefone foram as principais contas em atraso que levaram os consumidores a ficarem com o nome “sujo”.

O levantamento também mapeou quais são as demais contas que os inadimplentes possuem atualmente com o pagamento em atraso, mas que não necessariamente levaram à negativação. De acordo com os dados, o cartão de crédito, o empréstimo com parentes ou amigos, conta de água e luz, cheque especial e crediário são as contas que os entrevistados mais deixaram de pagar.

Especialista em finanças da CNDL, Merula Borges aponta a alta da inflação e os juros altos como principais causas da inadimplência. “As contas que levam as pessoas para a inadimplência são principalmente o cartão de crédito, o empréstimo de bancos ou financeiras e o crediário. Depois vem o cheque especial. O supermercado foi o principal produto que levou os consumidores à inadimplência, mas a gente ainda tem as compras como roupas, acessórios e calçados e em seguida os itens com remédios, porque isso tem um pouco de relação com a educação financeira dos consumidores. São compras que são feitas por impulso, em excesso e que muitas vezes acabam aumentando a endividamento e colocando as pessoas na inadimplência”, afirma

A autônoma Cibele Fernandes sabe como é estar com a vida financeira enrolada e tudo começou ainda em 2020. Isso porque a pandemia a impediu de trabalhar devido ao isolamento social. Assim, empréstimos e atrasos na fatura do cartão de crédito foram virando uma bola de neve. “Começou com a pandemia por conta do isolamento social e não pude trabalhar devido eu ser autônoma. As coisas começaram a se complicar, recorri ao empréstimo, cartão de crédito e assim foram juntando faturas de cartão, parcelas em atraso do empréstimo e foi virando tudo uma bola de neve. Infelizmente esse problema acabou impactando 100% a minha vida financeira, mas aí aos poucos a gente vai buscando fazer acordo para quitar as dívidas e colocar a vida em ordem. Vai quitando umas faturas aqui, outras parcelas ali, evitando ao máximo os gastos extras”, conta a autônoma.

Para Cibele, o planejamento é primordial para não cair em ciladas e viver economicamente de forma saudável. “O conselho que eu posso dar é fazer um planejamento, colocar tudo no papel, ver as prioridades, cortar os gastos desnecessários”, pontua.

De acordo com os inadimplentes, o tempo médio das contas que estão com maior tempo de pagamento em atraso são os empréstimos em banco ou financeira, as parcelas a pagar em cheques pré datados, crediário e cartão de crédito. Os principais produtos ou serviços comprados no crédito, seja no cartão, no cartão de lojas, no cheque ou no crediário, que levaram a inadimplência foram os itens de supermercado, roupas, calçados e acessórios, remédios, eletrônicos, eletrodomésticos e combustível. O valor médio das dívidas dos inadimplentes, incluindo juros e multas, é de R$ 4.477. A pesquisa mostra que os brasileiros inadimplentes vêm priorizando o pagamento em dia das contas de água e luz, de telefone, TV por assinatura ou internet, plano de saúde e condomínio.

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Da Reportagem Local
Redação de O Regional

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