Encontro sobre cardiopatias congênitas reúne mais de 200 pessoas
Patologia afeta 1 a cada 100 nascidos vivos no Brasil e exige intervenção cirúrgica em cerca de 80% dos casos
Foto: Divulgação - Objetivo do encontro foi a conscientização sobre a cardiopatia congênita
Por Da Reportagem Local | 19 de junho, 2024

Mais de 200 pessoas participaram, no sábado, 15 de junho, do III Encontro de Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas promovido pela CardioPedBrasil, Centro do Coração da Criança do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto. A ação celebrou o Dia Nacional de Conscientização sobre a doença, comemorado nacionalmente em 12 de junho.

É o terceiro ano em que a Funfarme realiza esse evento com o objetivo de promover a conscientização pela cardiopatia congênita, patologia que afeta 1 a cada 100 nascidos vivos no Brasil e que tem necessidade de intervenção cirúrgica em cerca de 80% dos casos.

“Nossa intenção hoje é conscientizar a respeito dessas patologias, que podem ser diagnosticadas ainda na gestação. Além de informar a população de que temos disponível um serviço especializado em cirurgia cardíaca pediátrica e que somos o segundo maior serviço do Brasil, que trata pessoas tanto de nossa região quanto de todo o país”, disse a superintendente assistencial do Hospital de Base, Isabela Shumaher Frutuoso.

A programação do evento contou com atividades como alongamento, show para o público infantil, contação de histórias, apresentação de teatro e recreação infantil, como oficinas de ping pong, pintura criativa, massinha e brinquedos infláveis.

“Esse momento além de diversão estamos promovendo informação para toda a população. Oferecemos orientações sobre as cardiopatias congênitas, como podemos fazer para diagnosticá-las o mais precocemente possível e os principais sinais e sintomas que essas crianças apresentam”, disse Bruna Cury Borim, Gerente Assistencial da CardioPedBrasil.

Além de proporcionar informações sobre a doença e promover manhã de diversão para as crianças, o encontro arrecadou alimentos, que foram doados para a Associação dos Amigos da Criança com Câncer (Amicc) e a Casa de Acolhimento Thales de Carvalho Zacharias.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 05 de setembro de 2024
Arena de eventos é inaugurada em Olímpia com samba e costelada
Por Da Reportagem Local | 04 de setembro de 2024
Lucy Montoro conduz projeto para capacitar pessoas com deficiência
Por Da Reportagem Local | 03 de setembro de 2024
Rio Preto recebe Feira do Intercâmbio com escolas de educação internacional