Encontro Guardião da Segurança faz prevenção a acidentes elétricos
Foto: Divulgação/Energisa - Objetivo é dialogar sobre o uso seguro da energia elétrica na construção civil
Direcionado a trabalhadores da construção civil, telecomunicações e agentes públicos, evento será nesta quinta-feira
Por Da Reportagem Local | 29 de maio, 2025

A Energisa Sul-Sudeste, através do programa “Guardião da Segurança”, promove nesta quinta-feira, 29, o 1º Encontro Guardião da Segurança, em Catanduva. O evento será às 19h, no Senac. O objetivo é dialogar sobre o uso seguro da energia elétrica e fortalecer a conscientização da comunidade sobre práticas para evitar acidentes elétricos na área da construção civil.

Gratuito, o encontro deve reunir trabalhadores da construção civil, empresas de telecomunicações, manutenção e elétrica, representantes da Defesa Civil, agentes do poder público, construtoras, lojas de materiais para construção e energia, entre outros interessados.

“Nosso compromisso é levar orientações de segurança para o maior número de pessoas possível. Esse encontro vai possibilitar que as informações sejam disseminadas para o público da construção civil e esperamos que, posteriormente, todos os participantes repliquem o conhecimento para os colegas de profissão, com o objetivo de evitar acidentes e fatalidades envolvendo a rede elétrica”, destaca o gerente de Operações da empresa, Anderson Rabelo Rosa.

O Encontro Guardião da Segurança é aberto a profissionais da construção civil, instaladores de antenas, trabalhadores de manutenção e poda, eletricistas prediais, além de representantes de lojas de materiais elétricos e para construção, poder público, empresas e comunidade em geral. Os interessados devem se inscrever em https://forms.office.com/r/yMk3pfWEnA.

DICAS DE SEGURANÇA

Além desse evento, a Energisa mantém cronograma de ações para conscientizar a comunidade sobre os riscos de acidentes elétricos na construção civil. Entre as práticas mais comuns e irregulares que podem ocasionar acidentes, está o manuseio de ferramentas perto da fiação.

“Nem todo acidente é causado pelo toque do objeto na rede, diretamente. Há ocorrências em que a simples proximidade de um equipamento com a fiação de energia pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte”, alerta. 

Além das consequências físicas, ocorrências envolvendo a rede elétrica podem ocasionar a interrupção no fornecimento de energia a milhares de pessoas, inclusive para serviços essenciais. A Energisa pede que a comunidade siga as orientações de segurança, fiscalize e contate a empresa quando for necessário executar algum serviço perto da rede elétrica.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga