O empresário catanduvense Jesus José Queiroz Leão, o Gê Lanches, realizou na noite de terça-feira, dia 21 de março, confraternização voltada para a comunidade Down de Catanduva e toda a região. O evento, promovido anualmente com a colaboração de voluntários, reuniu mais de 30 crianças, jovens e adultos com a Trissomia 21 e seus familiares.
O encontro tem como objetivo comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down e, mais do que isso, reforçar ações afirmativas como a inclusão das pessoas com qualquer uma das deficiências. Foram servidos lanches e bebidas, além de possibilitar muita diversão para as crianças – com a participação do Mickey e da Minnie.
De acordo com o empresário, a realização desta confraternização teve início há mais de 20 anos, quando decidiu promover algo para pessoas atendidas na Apae de Catanduva. Há pelo menos oito anos, o formato mudou. Passou a ser fora da instituição, para que este público também pudesse comemorar como um passeio.
Foi por meio de seu convívio com o Cléber (Clébão), pessoa com Síndrome de Down hoje com 45 anos, que Gê passou a conhecer mais sobre a síndrome e ter contato com pais e familiares de pessoas com esta condição genética.
“Eu conheci o Clebão, me identifiquei e percebi que poderia fazer muito mais por eles. Então, sempre promovia eventos assim no Dia das Crianças, isso lá na Apae. Depois resolvemos fazer em outro ambiente. Como forma deles saírem para passear, encontrar os amigos”, afirma.
“Oferecemos aquilo que sabemos fazer. E eu sei fazer lanches. E sei também que eles adoram. Uma forma de agradecer, de homenageá-los. De demonstrar e retribuir todo o carinho e o amor que eles nos dão”, complementa.
Na edição de 2023, o empresário contou com diversos voluntários – que ajudaram na preparação dos lanches, em servir a refeição e as bebidas e até mesmo nas atrações para as crianças. Dentre os participantes como voluntários estavam Paulo Henrique de Lima, Bruno Carvalho Lima, José Antônio de Lima, Maria Cristina Ramiro e Eduardo Veronezi Neves.
Autor