A Cocam Cia de Café Solúvel e Derivados, construída em 1970 em Catanduva, iniciou um trabalho transformador. A fibra dos uniformes usados e danificados dos colaboradores agora se transforma em cobertores para aquecer quem mais precisa nos dias de temperaturas frias.
De acordo com a gerente de Garantia de Qualidade da Cocam, Roseani Caseri Pereira, a ideia de trazer uma ação dessa para a empresa surgiu em 2020, quando a equipe conheceu a Retalhar - Logística Reversa Consciente, responsável pela coleta dos uniformes e transformação da fibra em cobertores.
“Em 2022, a ideia saiu do papel, graças à implantação da Central de Resíduos da empresa, com o Sistema de Gestão Socioambiental. A ação tem foco no olhar de cada resíduo gerado e a análise do que fazer com cada um deles. Pesquisamos sobre os uniformes e descobrimos que a Retalhar não só recebia esses uniformes usados, como transformava em cobertores. Optamos por ir além da entrega e fizemos as duas partes, o destino das roupas e também a aquisição dos cobertores para doação. Um investimento que cumpre o nosso compromisso ambiental e social”, destaca.
Na primeira ação, 200 quilos de uniformes usados e danificados foram coletados pelos colaboradores em uma verdadeira mobilização. A quantidade resultou em 200 cobertores, a maior parte doada ao Fundo Social, junto a agasalhos também oferecidos pelos funcionários.
Todo o material foi entregue na semana passada, que registrou recorde de baixas temperaturas. Outras instituições também receberam os itens, como o Lar dos Velhinhos, de Pindorama.
A iniciativa foi levada à segunda edição da Mostra de Sustentabilidade, evento realizado pela Prefeitura de Catanduva para apresentar e valorizar as ações ambientais de empresas e instituições da cidade. “Foi tão positivo que chamou a atenção de outras empresas. Uma ação importante, onde fornecemos um destino nobre, cumprindo o papel ambiental e social da Cocam. A partir de agora, tudo que entra na empresa com relação aos uniformes usados, vai para o Banco de Uniformes e Cobertores para a próxima iniciativa”, completa a gestora.
Autor