
Mesmo com o avanço da geração de empregos, a escassez de mão de obra qualificada é realidade em praticamente todos os setores. Na Indústrias Colombo, multinacional brasileira fabricante de máquinas e implementos para colheita, com sede em Pindorama, uma das estratégias para enfrentar essa dificuldade é investir em formação e desenvolvimento profissional.
“A mão de obra técnica é um grande desafio. Por isso, investimos diretamente na capacitação e formação para acelerar essa integração”, afirma Tiago Bin, gestor de RH da companhia.
Entre as ações está a Escola de Soldadores, que oferece formação técnica gratuita a moradores das regiões onde estão localizadas as unidades industriais - Pindorama e Catanduva, no interior de São Paulo. A capacitação é realizada em parceria com instituições de ensino e com o apoio direto dos colaboradores, que compartilham vivências e conhecimentos técnicos com os alunos.
Outro projeto de destaque é o “Seja Protagonista de sua carreira”, que oferece cursos livres e gratuitos ministrados por profissionais da própria empresa. A proposta é oferecer o conhecimento técnico e promover o crescimento interno dos colaboradores em áreas diversas, como o curso de softwares para desenvolvimento de produtos - CREO e Windchill, entre outros.
Para ampliar o acesso à educação, a Colombo também forma turmas de EJA – Educação de Jovens e Adultos, voltadas para colaboradores que desejam concluir o ensino fundamental e médio.
Além disso, são oferecidos cursos de inglês e espanhol, direcionados aos profissionais que mantêm contato com clientes e parceiros no exterior - a empresa possui filiais nos Estados Unidos e na Argentina, e exporta para mais de 60 países. “É uma forma também de valorizar quem já está com a gente e engajar novos profissionais”, complementa Tiago Bin.
Autor
