O empresário Luciano Sanches Fernandes, presidente do Conselho da Cerradinho Participações S.A., Cerradinho Bioenergia S.A. e Viiv Empreendimentos S.A., foi o convidado do 11º Mentoring Unifipa, compartilhando sua trajetória pessoal e profissional. O evento reuniu, em especial, alunos do curso de Engenharia Agronômica, que participavam da IV Semana Agronômica.
Também participaram do encontro membros do Conselho de Administração e Conselho de Curadores da Fundação Padre Albino, integrantes da reitoria da Unifipa, coordenadores de cursos, gerentes e colaboradores, além de membros da família do palestrante.
Luciano, empresário de destaque nos setores de bioenergia, propriedades agrícolas, imobiliário e logística, contou sua história de vida e o breve início da formação acadêmica na Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiróz (Esalq), em Piracicaba, pois precisou "trancar a matrícula" e voltar a Catanduva para assumir os negócios da família, aos 18 anos.
No entanto, disse que sua formação se deve aos inúmeros congressos, dias de campo e cursos no Brasil e exterior, incluindo MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Dom Cabral e especializações em Gestão Administrativa, Energias Renováveis e Mercado.
Com longa trajetória na Cerradinho, onde atuou como diretor-presidente por 30 anos (1986-2016), Luciano relembrou sua liderança na profissionalização da empresa, além da atuação como membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) e na Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia (Biocana), que presidiu por três mandatos.
Também falou sobre sua atuação na área filantrópica e do convite para integrar o Conselho de Administração da Fundação Padre Albino, colegiado que hoje preside, cuja indicação partiu do atual presidente do Conselho de Curadores, José Carlos Rodrigues Amarante.
Aos alunos, Luciano enfatizou a importância de valores, como ética, responsabilidade social e ambiental e resiliência. Destacou a necessidade de autocontrole, fé e a busca por soluções para problemas, além da importância da espiritualidade, felicidade familiar e paz.
Autor