Em sexto livro, empresário Roberto Daltin decide investigar religiões
Escritor busca explicar os motivos de suas existências, expõe narrativas e os valores para a vida pessoal e para a humanidade
Foto: O Regional - Roberto Daltin escreveu cinco livros para chegar ao ápice com ‘Investigando Religiões’
Por Guilherme Gandini | 28 de março, 2023

O empresário catanduvense Roberto Daltin, 80 anos, está lançando sua sexta obra literária: “Investigando Religiões”, cumprindo jornada de estudos sobre o tema a cada livro, nos quais ele abordou os evangelhos, manuscritos do Mar Morto, mistérios da fé e de Deus. “Tive que escrever cinco livros para chegar a este”, reconheceu ele, em entrevista ao jornal O Regional.

“Toda a minha vida eu quis entender o lado da psicologia da religião. Acho interessante o processo religioso, que tem uma força impressionante. Se você pegar pessoas de diferentes culturas, o princípio religioso causa o mesmo efeito em todas elas”, comenta o escritor.

A partir dessa reflexão, Daltin quis compreender o que está por trás do poder da fé. “Queria entender qual o fundamento disso, porque tem que ter uma causa, uma razão ligada à vida. Não é simplesmente uma história que alguém montou um dia ou que simplesmente caiu do céu.”

Partindo do estudo dos evangelhos, tema de seu primeiro livro, “Mente Total”, ele obteve informações sobre o funcionamento da mente. Na segunda produção, foi atraído pela descoberta dos manuscritos do Mar Morto e de Nag Hammadi. “Vi que a história era um pouco diferente do que eu aprendi na escola dos meus pais ou a que o padre nos ensinava”, pondera.

Depois Daltin mergulhou nos fundamentos da fé. “Vi que na teoria há uma pequena confusão sobre crença e fé. Vi que a fé que nos passam hoje está errada, ela é crença. Porque o ser humano, por si próprio, só pode ter crença. Mas quando ele recebe luzes do seu Deus interno, aquilo que é crença começa a ter segurança, cresce espiritualmente, e essa crença se torna fé.”

O escritor cita Paulo de Tarso, que alertou seus companheiros, conforme os registros históricos, que os mandamentos não conduzem à explicação da vida, mas sim “a fé que vem de dentro e não é nossa” (Efésios 2:8), que faria, segundo Daltin, alusão ao Deus interno. “Aquela fé com segurança sem saber direito as coisas é uma irradiação, que eu acredito, do Deus interior.”

No título de seu quinto livro, Roberto Daltin trouxe “Deus: tem nome, localização e obrigação a cumprir” e, a partir disso, decidiu buscar detalhes para que as pessoas interessadas no assunto conhecessem seu ponto de vista e o julgasse. “Queria colocar tudo em cima da mesa, de forma fundamentada”, diz, mencionando o impulso que fez surgir a nova obra, recém-lançada.

INVESTIGAÇÕES

O livro “Investigando Religiões” traz que a religião é uma ciência que obedece as leis da natureza, assim como o ser humano. “A energia que forma o ser humano está dentro de uma lei, que é evolucional, que tem um processo de evolução natural. Algo, que chamamos de Deus, bolou um projeto, pegou as energias cósmicas e incubou nelas esse projeto, que tem uma vida própria.”

Daltin joga luz para a o momento da história em que o ser humano passou a ter consciência e raciocínio, a revolução cognitiva. “Aconteceu uma revolução na mente desse animal. No livro eu me atrevo a colocar que um espírito encaixou no corpo. Hoje já se acredita que esse ser humano é trino, é três pessoas em uma, composto por um corpo, um espírito e um Deus interior.”

O autor também convida o leitor a se perguntar: tenho um corpo ou sou um corpo? “Se você achar que você é seu corpo, quando morrer acaba tudo. Mas se você tiver dúvidas e entender que você pode ter um corpo, significa que você acha que é alguma coisa diferente disso, que quando o corpo morre, você continua vivo. Esse é um ponto que as religiões tratam.”

O livro de Roberto Daltin revela que desde o Egito antigo, com sua religião, já era conhecida a função educacional espiritual do corpo físico com as perseguições de Seth, e que sua simbologia está igualmente representada nas religiões Judaica e Cristã com Moiséis. Assim como a ideia de trindade coligada pelo campo mental comum a três seres: o corpo, o espírito e o seu divino.

VIDA ETERNA

Questionado sobre por que investigar as religiões, ele frisa: “Para entender os motivos de suas existências, suas narrativas e seus valores para a vida pessoal e para a humanidade”. A pesquisa o levou a concluir que as três religiões estudadas, Egípsia, Judaica e Cristã, apesar das diferentes simbologias, explicam as mesmas situações de conflitos íntimos e do apoio mental superior.

“Suas narrativas também têm fundamentos científicos porque são sistematizadas sob regras das energias cósmica e vital, ou seja, não são históricos e nem fantasias – são detalhes de fatos psicológicos da alma humana em evolução. E que utilizam a didática dos símbolos para ensinar que a vida tem um sentido que busca um objetivo: a vida eterna”, completa o escritor.

ONDE COMPRAR

O livro “Investigando Religiões”, de Roberto Daltin, estará à venda na Livraria Santa Rita, em Catanduva. O endereço é rua Recife, nº 576, Centro. Informações: 17 3531-9999.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Stella Vicente | 08 de maio de 2024
Paróquias revertem coleta das missas em doações ao Rio Grande do Sul
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Campanha Leão Amigo faz prestação de contas e busca fortalecimento
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Washington Luís terá abordagens durante a campanha Maio Amarelo