Em queda, Catanduva fica na 11ª posição da região no Previne Brasil
Resultado obtido caiu a cada quadrimestre do no passado, passando de 8,30 para 7,61
Crédito: O Regional - No ano passado, Secretaria de Saúde celebrou posição de destaque no ranking
Por Guilherme Gandini | 04 de maio, 2023

Dez cidades da região registraram desempenhos melhores que o de Catanduva na área da saúde, conforme dados do Programa Previne Brasil, do Governo Federal, no terceiro quadrimestre de 2022. O chamado Indicador Sintético Final (ISF) de Catanduva foi 7,61, enquanto os seis primeiros colocados desse ranking regional, traçado pelo jornal O Regional, alcançaram resultados acima de 9 pontos.

A liderança ficou com Urupês (9,77), seguida por Fernando Prestes (9,73), Marapoama (9,68), Santa Adélia (9,52), Itajobi (9,23) e Novais (9,03). Na ponta debaixo da tabela aparecem Catiguá (4,72), Sales (6,16) e Ariranha (6,38). São 19 municípios ao todo que compõem a região de saúde de Catanduva.

Nacionalmente, o índice alcançado foi 7,22, ao passou que São Paulo registrou 6,2, ficando na posição 23 entre as 27 unidades federativas. Além disso, 113 municípios conquistaram o valor máximo, 10. No ranqueamento nacional, Catanduva aparece na posição 2.983, entre 5.555 registros. No âmbito estadual, a cidade figura na 267 colocação geral, quando considerados 641 municípios avaliados.

O Previne Brasil foi criado em 2019 e tem como objetivo aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos e métricas de desempenho das unidades de saúde da Atenção Básica. O programa também é um meio pelo qual o Ministério da Saúde usa para determinar algumas formas de repasse financeiro aos municípios.

O Indicador Sintético Final (ISF) é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil e serve de base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários do SUS.

EM QUEDA

Conforme levantamento feito pelo jornal O Regional no site do Previne Brasil, o ISF de Catanduva reduziu a cada avaliação. No primeiro quadrimestre de 2022, o resultado foi 8,30; na apuração seguinte, 7,83 e, na mais recente, 7,61. No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde chegou a celebrar posição de destaque no ranking e a visita de técnicos do Ministério da Saúde.

Santa Adélia comemora resultado

A Prefeitura de Santa Adélia celebrou, nas redes sociais, o ISF de 9,52 obtido pelo município no programa Previne Brasil: o 4º melhor desempenho em saúde na região de Catanduva, a 38ª posição no Estado de São Paulo e a 9ª colocação entre os municípios que possuem de 10 a 20 mil habitantes.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Tânia Canossa, houve melhora significativa nos índices durante todo o ano de 2022. “Por exemplo, no ranking que engloba todos os municípios paulistas subimos 17 posições, da 55ª no terceiro quadrimestre, para 38º no quarto quadrimestre.”

“Estamos muito felizes com o resultado alcançado e isso é fruto de muito trabalho e cuidado com a nossa população. O cuidado com os nossos munícipes sempre esteve em primeiro lugar, este resultado deve-se ao empenho de cada profissional, do comprometimento e trabalho colaborativo. Isso mostra que estamos no caminho certo”, complementou a gestora.

“O resultado mostra que quando a Saúde é tratada como prioridade e respeito, por uma gestão comprometida, junto com uma equipe de excelentes profissionais, os resultados aparecem. Parabéns a todos os envolvidos por este resultado”, declarou o prefeito Guilherme Colombo.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 02 de dezembro de 2024
Ministério Público denuncia esquema de compra de votos em Ibirá
Por Guilherme Gandini | 01 de dezembro de 2024
Catanduva abre 150 empregos por mês, mas tem outubro ruim
Por Da Reportagem Local | 01 de dezembro de 2024
Saec transfere coleta de lixo noturna para o turno diurno em 20 bairros