Grupo focado na construção da diversidade artística do teatro de formas animadas, em especial do teatro lambe-lambe, o grupo Varanda Teatro, de São José do Rio Preto, promove nesta quarta-feira, dia 29 de junho, mais uma ação do projeto 'De olho nas [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe'. Às 20h, o artista João Darte estará à frente de uma live para mostrar o processo de montagem e curiosidades do teatro lambe-lambe, arte que acontece dentro de uma caixa cênica em miniatura e é o foco da programação.
A atividade será no Instagram @varandateatro e é a segunda da série 'Trecos, truques e traquitanas', que ao todo contará com quatro encontros para mostrar o funcionamento das caixas de teatro lambe-lambe. A abertura foi com Fernanda Missiaggia. As próximas serão com Guilherme Hernandes (31 de agosto) e a multiartista argentina Gabriela Céspedes (28 de setembro).
O projeto 'De olho nas [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe' promoverá mais atividades até novembro de 2022, todas online e gratuitas para todas as idades. O projeto foi contemplado pelo ProAC Nº 03/2021, categoria Teatro / #CulturaEmCasa – Filmagem e licenciamento sem exclusividade de espetáculos para exibição online, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Também dentro da iniciativa, é possível acompanhar no YouTube da Varanda dois vídeos tutoriais, um de teatro lambe-lambe de sombras com materiais recicláveis e outro de teatro de papel com caixa de sapato, para fazer em casa. Eles ficarão no ar até 30 de novembro. Em maio, o grupo realizou uma oficina online de teatro lambe-lambe de papel para educadores e pessoas interessadas como parte do projeto.
Ainda com data a ser definida, também haverá a disponibilização, de graça, da versão online do espetáculo '[Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe' na plataforma #CulturaEmCasa. Composto por quatro histórias inspiradas em obras dos seguintes artistas plásticos: o brasileiro Goeldi (1895-1961), o belga René Magritte (1898-1967), o espanhol Pablo Picasso (1881-1973) e a brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973).
O teatro lambe-lambe
Linguagem criada pelas bonequeiras brasileiras Denise di Santos e Ismine Lima em Salvador (BA), em 1989, o teatro lambe-lambe é uma caixa cênica em miniatura onde são encenados espetáculos de teatro de animação de curta duração, geralmente assistidos por uma pessoa por vez. Com o auxílio de fones de ouvido e um tocador de mp3, o espectador acompanha a narrativa através de um pequeno buraco e espia um universo em miniatura com iluminação, cenário e manipulação de bonecos, objetos ou sombras, ou seja, um ambiente com todas as sensações que o teatro tradicional proporciona.
A arte é inspirada pelos fotógrafos lambe-lambe, pois utiliza como sala de espetáculos uma estrutura parecida com o equipamento desses profissionais, também conhecidos como fotógrafos de praça.
SERVIÇO
Projeto 'De olho nas [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe', com Varanda Teatro
Série de lives: Trecos, truques e traquitanas
Dia 29 de junho, quarta, 20h, com João Darte
Dia 31 de agosto, quarta, 20h, com Guilherme Hernandes
Dia 28 de setembro, quarta, 20h, com Gabriela Céspedes
Onde assistir: Instagram @varandateatro
Grátis
Vídeo tutorial: Teatro Lambe-lambe de Sombras
Até 30 de novembro
Onde assistir: https://bit.ly/YouTubeVarandaTeatro
Público alvo: adultos e crianças acompanhadas por um adulto
Grátis
Vídeo tutorial: Teatro de Papel com Caixa de Sapato
Até 30 de novembro
Onde assistir: https://bit.ly/YouTubeVarandaTeatro
Público alvo: adultos e crianças acompanhadas por um adulto
Grátis
Autor