Em fazenda histórica, Rebuá Charcutaria é destaque no interior paulista
Foto: Arquivo Pessoal - Ideia de criar a Rebuá Charcutaria foi de Janaína Rebuá, bisneta do Capitão Horácio
Loja instalada em Tabapuã produz alimentos defumados, curados e embutidos de forma completamente artesanal
Por Guilherme Gandini | 03 de abril, 2023

É na Fazenda Volta Redonda, propriedade rural centenária de Tabapuã, que está instalada a Rebuá Charcutaria. O local histórico foi adquirido pelo Capitão Horácio Antonio Nascimento em 1902, possui 1.400 alqueires e teve como principal atividade a plantação de café, com mais de 1 milhão de pés plantados e 80 casas construídas para colonos no início do século XX.

Como o passar do tempo, a área foi dividida entre os 11 filhos do capitão e cada um deles seguiu com atividades diversas. Atualmente, a sede da fazenda pertence a Orestes Antonio Nascimento Rebuá, neto do Capitão Horácio, e a ideia de criar a Rebuá Charcutaria foi de Janaína Pereira Nascimento Rebuá, bisneta do Capitão Horácio e filha do casal Orestes e Maria do Carmo.

Janaina é formada em Direito, mas sempre teve o sonho de empreender na propriedade dos pais. Em 2019, começou a se especializar e fez cursos de gestão administrativa e financeira, que se somaram aos de charcutaria presenciais e online. Começava, então, nova fase de sua vida, com o apoio do marido Joel e dos dois filhos João Antonio e Ana Júlia.

Depois de incansáveis testes de receitas para criar um cardápio completamente autoral e artesanal, Janaina começou suas vendas em fevereiro de 2020, tendo como principais produtos as linguiças artesanais e carnes defumadas. No início, trabalhava somente com entregas, mas com o tempo criou a loja física e passou a receber os clientes para comprarem seus produtos.

Charcutaria é a arte de modificar a carne, produzindo alimentos defumados, curados e embutidos. O termo começou a ser utilizado no século XV, para representar as lojas de produtos feitos com carnes, principalmente suínas. Designava-se “charcutaria” as técnicas utilizadas para conservar a carne, algo muito importante na época das grandes navegações e colonizações.

Entre os produtos da Rebuá Charcutaria, os mais vendidos são as linguiças de pernil suíno com gorgonzola e pernil suíno com goiabada e queijo coalho, além das carnes defumadas: lombo, copa lombo, peito de frango e cupim bovino.

A empresa já participou de feiras de produtores artesanais, como o Mesa São Paulo e a Agrishow. Já Janaina faz parte da diretoria da APAC (Associação Paulista de Charcutaria), associação sem fins lucrativos  fundada para representar e divulgar os produtores artesanais.

A Rebuá Charcutaria está na rodovia Jerônimo Ignácio da Costa, km 3, entre os municípios de Tabapuã e Catiguá, a 25 km de Catanduva, e é ótima opção de passeio para o público que aprecia produtos artesanais. Os pedidos são feitos sob encomenda pelo whatsapp 17 99101-2940. A loja abre apenas aos sábados, das 9 às 12 horas, e nos demais dias somente com agendamento.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Distrito de Pindorama, Roberto tem fumacê contra dengue esta semana
Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Santa Adélia terá quatro noites de teatro na Praça Anuor Nahes
Por Da Reportagem Local | 07 de maio de 2024
Prazo para inscrições no Curso Técnico em Contabilidade é na quinta