Em crescimento, Prateleira Solidária inaugura sede no Jardim Paraíso
ONG atende 60 crianças diariamente com aulas e oficinas, além de acompanhar cerca de 200 famílias de vários bairros
Foto: O Regional - Nova sede da Prateleira Solidária está localizada na avenida Miguel Calil, no Paraíso
Por Guilherme Gandini | 03 de maio, 2023

Foi o feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalhador, que a ONG Prateleira Solidária Catanduva escolheu para inaugurar sua nova sede, localizada na avenida Miguel Calil, no Jardim Paraíso. O prédio é mais amplo que o atual, situado no Jardim Alpino, e deverá proporcionar melhor acolhimento para as crianças e as famílias atendidas pelo projeto, que nasceu na pandemia.

“É um espaço bem legal, adequado e seguro para receber todas as famílias que são cadastradas, todas as 60 crianças que participam das oficinas com a gente”, celebrou Andressa Oliveira, fundadora da ONG, que se emocionou ao discursar para os convidados. Foi ela que montou uma verdadeira prateleira para doar alimentos, na frente da sua própria casa, em 2020.

“A gente trabalha o serviço de fortalecimento de vínculos com as crianças e as potencialidades e fragilidades de cada uma delas. Temos também 200 famílias que a gente faz o acompanhamento e a entrega de benefícios eventuais mensalmente”, explica.

Com a nova estrutura, Andressa diz que a ONG pretender oferecer mais oportunidades para a população, sobretudo para os moradores dos bairros Jardim Alpino, Paraíso, Monte Líbano e Cidade Jardim. “Mas agora com o espaço novo, a gente expandir e atender toda a cidade”, garantiu, depois de mostrar as duas salas de aula que receberão três turmas de alunos.

Ela diz que, ao longo do trabalho, o grupo de voluntários constatou que a população não precisa só de alimentos, mas sim de oportunidades. “É isso que a gente traz para todo mundo. O nosso trabalho é transformador”, reforça Andressa.

A presidente da ONG, Aline Martins Teixeira, salientou ao jornal O Regional que a inauguração da nova sede representa o fruto de muito trabalho, força e companheirismo. “Foi muita luta ao longo desses três anos para ter transformado o nosso projeto, que saiu de uma esquina, uma calçada, para hoje ter uma sede própria pra gente chamar de ONG”.

Voluntária desde o início do trabalho, ela lembra que as crianças cadastradas participam de aulas de dança, xadrez, jiu-jitsu, inglês e letramento, além de oficinas de artesanato e contação de história. “Eles passam o dia conosco, têm atendimento da assistência social e psicóloga, que estão acompanhando tanto eles quanto as famílias”, explica.

O projeto envolve mais de 60 voluntários, mas a inauguração da nova sede desencadeará novas demandas. “É importante que a gente tenha a captação de novos voluntários, porque o trabalho é muito grande, é muito rotativo”, pontua Aline, sugerindo que os interessados façam contato por meio das redes sociais da ONG ou pelo site prateleirasolidaria.com.br.

SERVIÇOS

Além do acompanhamento educacional oferecido às crianças e da distribuição de alimentos, a Prateleira Solidária tem equipes que atuam no acompanhamento social das famílias, apoio jurídico e psicológico, na qualificação profissional e na reinserção no mercado de trabalho. Além da doação de mantimentos, é possível auxiliar a ONG adotando uma família ou uma criança.

DESAFIO

Segundo a presidente da Prateleira Solidária, o novo desafio assumido pelos voluntários é fazer com que as 60 crianças passem o sábado no projeto. “A gente tem um desafio pela frente que é fornecer alimentação para eles. A gente pretende fazer com que eles passem o sábado todo, que a gente consiga tirá-los das ruas nos finais de semana, para que tenham um lazer e algo lúdico.”

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci