Em clima de Copa e altas temperaturas, evite desperdício de energia
Energisa alerta sobre aumento no consumo nos dias mais quentes e orienta clientes para não terem susto com a conta ao final do mês
Foto: DIVULGAÇÃO - Reunir as pessoas em um mesmo local da casa para assistirem aos jogos evita vários televisores ligados
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro, 2022

Família reunida em casa, TV ligadinha nos jogos da Copa, bebida gelada para aliviar o calorão e aquele clima de confraternização. Esse cenário que nos últimos dias parece bem comum entre muitos lares brasileiros, também desperta a atenção para um assunto bem sério: desperdício da energia elétrica. Aliás, muitas pessoas esquecem que a soma de pequenas atitudes diárias pode contribuir para uma conta de energia pesada ao final do mês.

O coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, lembra que o consumo de energia aumenta significativamente nos períodos de temperaturas mais altas. “O verão é sempre marcado pelo calor intenso e dias mais longos, o que automaticamente nos leva a deixar o ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo. E, em virtude do calor, esses equipamentos demandam mais energia ao trabalharem para deixar o ambiente fresco nos dias quentes”, observa.

O mesmo acontece com a geladeira que, se aberta a todo momento, ocasiona a troca de calor, gastando ainda mais energia para manter o espaço interno refrigerado. “Quanto mais tempo e pessoas há em casa, maior a frequência do ‘abre e fecha’ da geladeira. Então, além de conscientizar a todos da casa, que tal organizar ‘rodadas de comes e bebes’? Assim, bebidas, doces e petiscos que ficam na geladeira e freezers podem ser retirados de uma vez”, orienta.

Aparelhos ligados por mais tempo ou em stand-by e luzes acesas sem necessidade, também contribuem, e muito, para que a conta de energia venha mais alta no final do mês.

“Se na sua casa houver mais de uma televisão, tente reunir as pessoas em um mesmo local para assistirem todos juntos. Isso vale tanto para os jogos da Copa, como outras programações, o que evita vários aparelhos ligados ao mesmo tempo. Quando o uso do ar-condicionado for indispensável, não se esqueça de manter portas e janelas fechadas para bloquear a entrada do ar quente”, alerta Thiago.

Juntar o máximo de roupas sujas possível para usar a máquina de lavar de uma só vez também é uma prática de consumo eficiente de energia e de água. “E já que estamos falando de calor, nesse clima dá para economizar bastante usando o chuveiro na temperatura verão ou desligado, e ainda utilizando o ferro apenas com roupas essenciais”, finaliza o coordenador.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci