Em casa, Bax Catanduva atropela Sorocaba na abertura do Paulista
Placar da partida, que aconteceu no sábado, no Ginásio Anuar Pachá, foi de 87 a 52; equipe apareceu reformulada
Crédito: Buenas Comunicação - Thailane Monteiro fez 13 pontos e apanhou 14 rebotes (duplo-duplo) e foi considerada a melhor jogadora em quadra
Por Da Reportagem Local | 29 de agosto, 2023

Na abertura do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, o Bax Catanduva estreou com a mão direita e atropelou seu primeiro adversário, o Pró-Esporte/Sorocaba, por 87 a 52. A partida aconteceu na noite de sábado, dia 26, no Ginásio Municipal Anuar Pachá, e os torcedores presentes puderam ver uma equipe reformulada.

A armadora da equipe sorocabana, Aruzha, foi a cestinha do jogo com 23 pontos e quatro rebotes. Pelo lado catanduvense, Thailane Monteiro fez 13 pontos e apanhou 14 rebotes (duplo-duplo) e considerada a melhor jogadora em quadra, com 22 de eficiência. A pivô catanduvense Adrielly Oliveira também conquistou um duplo-duplo, com 12 pontos e 10 rebotes.

No primeiro quarto, quando o Bax Catanduva tomou a liderança, foi para não sair mais e só viu a margem aumentar a cada parcial. A primeira terminou em 27 a 18 no placar. Logo após, a segunda foi a que a equipe mandante mais aplicou o ritmo intenso e não permitiu as adversárias jogarem. A vantagem que era de 9, foi para 21 pontos, com o placar de 22 a 10.

Em seguida, na volta do intervalo, era perceptível que Sorocaba recuperou o fôlego para, minimamente, equiparar a pontuação, perdendo por 19 a 15. Porém, o tempo para retomar da fadiga é menor entre um quarto e outro e com as pernas pesadas, o nível de acerto da última parcial caiu. Assim, o Bax Catanduva ampliou ainda mais, marcando 19 a 9.

O técnico catanduvense Cesamar Fernandes afirma ser muito cedo para avaliar a equipe, afinal, é apenas o primeiro jogo de uma competição que se estende até dezembro.

“Metade do time é novo, com algumas atletas voltando de lesão. Mas a vitória é muito importante para começarmos bem, com moral. A equipe cometeu muitas falhas defensivas e ofensivas, o que ainda é normal”, analisa.

De acordo com ele, o grupo é mais homogêneo. Assim, ele consegue forçar mais na marcação, arriscar mais na defesa. Caso as atletas cansarem, ele diz que consegue fazer trocas sem queda no rendimento.

As estatísticas da partida mostram 60 rebotes do time da casa contra 36 dos visitantes e 30 assistências contra 9. O que chama a atenção também é a diferença no elenco, já que o Bax teve 45 pontos de atletas que vieram do banco, enquanto Sorocaba teve cinco.

“O time que veio do banco fez mais pontos que a equipe titular. Isso mostra a homogeneidade que citei e que haverá mais disputa por posição”, finaliza.

O próximo compromisso do Bax Catanduva é fora de casa contra o Santo André, no feriado de 7 de setembro, às 19h30.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de dezembro de 2024
Taekwondo conquista quatro medalhas nos Jogos Abertos
Por Guilherme Gandini | 18 de dezembro de 2024
Catanduva é campeã por equipe no Supino Raw dos Jogos Abertos
Por Guilherme Gandini | 18 de dezembro de 2024
Karatecas conquistam três medalhas para Catanduva nos Jogos Abertos