
Em comemoração aos seus 30 anos, o Guri dá mais um passo na democratização da educação musical com o lançamento do Guri nas Escolas Estaduais. Essa nova iniciativa complementa e amplia a atuação do programa, permitindo que mais crianças, adolescentes e jovens tenham acesso à formação musical diretamente na rede pública de ensino. Essa expansão não substitui as atividades já consolidadas nos Polos Regionais, Polos Abertos e Polos na Fundação Casa, que continuam oferecendo ensino musical gratuito para milhares de estudantes.
O Guri nas Escolas Estaduais oferecerá, já em 2025, mais de 42 mil vagas em 200 escolas estaduais, com aulas de música integradas ao currículo escolar, atendendo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em diversas regiões do estado. Na região, o projeto atenderá a E.E. Giuseppe Formigoni, em Santa Adélia.
A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e a Secretaria da Educação, busca fortalecer a formação de alunas e alunos da rede pública por meio da música, promovendo o desenvolvimento social, cultural e cognitivo.
Com investimento superior a R$ 9 milhões, provenientes da Secretaria da Educação, o programa já está em funcionamento em 97 escolas do Programa Ensino Integral (PEI), atendendo cerca de 20.370 estudantes desde o início deste ano letivo. Agora, com a expansão, ainda mais alunas e alunos terão a oportunidade de vivenciar a música de maneira estruturada e integrada ao seu aprendizado diário.
As aulas do Guri nas Escolas Estaduais vão além do ensino instrumental: abordam apreciação musical, composição, improvisação e outros aspectos, alinhando-se às seis dimensões do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): criação, crítica, estética, expressão, fruição e reflexão. Além disso, a prática musical desenvolve competências essenciais, como memória auditiva, escuta ativa, coordenação motora e raciocínio lógico, impactando positivamente o desempenho acadêmico dos alunos em disciplinas como matemática e ciências.
Autor
