Elisiário substitui antigas redes de distribuição de água feitas de amianto
Foto: Divulgação - Na primeira etapa, serão substituídos mil metros de canos antigos em Elisiário
Outro investimento é a construção da Estação Elevatória de Esgoto em Caputira, aguardada há décadas pela população
Por Guilherme Gandini | 15 de setembro, 2025

O prefeito de Elisiário, Cássio Bertelli, anunciou o início da substituição as redes de distribuição de água feitas de cimento amianto, utilizadas há décadas na cidade. Na primeira etapa, serão substituídos mil metros de canos antigos por tubulações mais modernas e seguras. O investimento previsto é de R$ 374 mil, incluindo aporte estadual.

“Demos início a uma das obras mais importantes da nossa gestão para o futuro do nosso município. Esse investimento representa não apenas melhoria na infraestrutura, mas também o compromisso da administração com o bem-estar e o desenvolvimento sustentável de Elisiário.”

O amianto é uma fibra mineral natural que está presente, principalmente, nas indústrias da construção civil, onde é utilizado na fabricação de telhas, caixas d’água, divisórias, tubulações, vasos decorativos e outros materiais à base de cimento-amianto.

É um material bastante versátil e sua extração é barata, porém, é uma substância que não possui níveis seguros de uso. Por causar câncer em quem se expõe a ela, sejam trabalhadores, seja a população de modo geral, sua utilização foi banida no Brasil e outros diversos países.

Em vídeo nas redes sociais, Cássio Bertelli mostrou um pedaço de uma tubulação de amianto e relembrou que muitos estudos demonstraram os riscos que o produto traz para a saúde. “Preocupados com o futuro do nosso município, estamos fazendo essa excelente obra.”

Em paralelo, serão instalados registros de manobra nas esquinas da rua Benedito Borges da Silveira, com o objetivo de melhorar a distribuição de água no município.

CAPUTIRA

A construção da Estação Elevatória de Esgoto do bairro de Caputira está na fase final e vai resolver problema que há décadas atingia o bairro. “Uma conquista histórica que representa dignidade, qualidade de vida e respeito às famílias de Caputira”, comemora o prefeito. Neste caso, o investimento é de R$ 512,5 mil, somando recursos estaduais e contrapartida.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Dia das Crianças de Elisiário será em 3 de outubro na Matriz
Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Câmara de Marapoama fica lotada em palestra sobre saúde mental
Por Da Reportagem Local | 23 de setembro de 2025
Mais 50 radares passam a multar hoje; um deles fica em Olímpia