Dentre 15 cidades da região, o melhor desempenho do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi o de Elisiário. O resultado da avaliação, divulgado em setembro, deu ao município a nota 8,1 nos chamados Anos Iniciais da Rede Municipal.
Já nos Anos Finais a nota foi 5,1, sendo a quarta maior no ranking que também conta com as seguintes cidades: Ariranha, Catanduva, Catiguá, Embaúba, Itajobi, Marapoama, Novais, Novo Horizonte, Palmares, Paraíso, Pindorama, Santa Adélia, Tabapuã e Urupês.
Os números foram obtidos por meio da última edição do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e divulgados pelo Ministério da Educação. Através dessa avaliação, feita com a participação dos alunos, é possível medir os resultados de aprendizagem dos estudantes, levando em conta também fatores como taxa de aprovação, reprovação, abandono e as médias de desempenho em exames aplicados pelo Inep.
Em Elisiário, o que pode explicar o bom desempenho da única escola da cidade, a EMEF Prof.ª Regina Tereza Aparecida Savazzi, são os investimentos feitos na área da educação. Segundo o prefeito, Cássio Bertelli, iniciativas como reforço escolar, novo material didático e treinamentos com os professores foram essenciais para alcançar o resultado.
“Estamos investindo pesado na educação. Terminamos uma creche, reformamos a biblioteca e estamos adquirindo novos computadores para fazer uma sala de informática melhor. Foi reformada toda a escola, material didático, apostila, kit de material escolar, uniforme para os alunos e professores”, relata Cássio.
A diretora do Departamento Municipal de Educação de Elisiário, Ana Alice Dias, aponta os principais pontos que fizeram a diferença no setor na cidade. De acordo com ela, o Reforço Escolar aborda as disciplinas de língua portuguesa e matemática; e o material didático usado é o “Um Giro pela Aprendizagem”, da Editora Brasil Cultural, e tem treinamentos para os professores dos quintos e nonos anos e aplicação de simulados semanais aos alunos.
Além disso, foram promovidas reuniões com pais de alunos sobre a importância da participação de todos os alunos na avaliação externa e da necessidade da dedicação dos alunos na avaliação. Também foram feitas reuniões entre a equipe gestora e professores da escola com o Departamento de Educação para verificar a eficácia das ações desenvolvidas e do avanço dos alunos e, quando necessário, novas estratégias foram traçadas.
“[Fizemos] reuniões contínuas com os alunos, sempre buscando ouvi-los, incentivá-los e prepará-los para um bom desempenho na avaliação externa. Após a aplicação de alguns dos simulados, era proporcionado aos alunos momentos de descontração e bem-estar como cinema na escola, jogos e outros. Este resultado é fruto do trabalho de uma equipe coesa, responsável, dedicada, que objetiva a oferta de uma educação de qualidade e um futuro promissor para todos os educandos”, destaca a diretora do departamento.
Autor