Elisiário comemora 32 anos na sexta-feira, dia 9 de agosto e, para celebrar a data, foi preparada uma programação especial, com shows pensados para agradar todos os públicos. A abertura das comemorações será nesta quinta, dia 8, com show da dupla Munhoz & Mariano.
Já na sexta-feira haverá o tradicional corte do bolo de aniversário e a apresentação do grupo Pagode da Alegria. No sábado, dia 10, quem encerra a programação especial é a cantora gospel Lauriette, com participação especial de Elias dos Santos.
Todos os shows estão marcados para as 20 horas, na Praça da Matriz, que fica na rua Benedito Borges da Silveira. A iniciativa é da Prefeitura de Elisiário e do Fundo Social de Solidariedade, com apoio da Câmara Municipal. A entrada é gratuita todas as noites.
Apesar de ter “apenas” três décadas, a história da cidade começou há muito tempo com Elisiário Ferreira de Camargo Andrade, morador de Campinas e proprietário de terras na região. O ponto de partida foi em 1865, quando ele decidiu lotear os terrenos, dividindo-o entre seus filhos.
O primeiro morador, José Ribeiro Ferraz, chegou em 1873, vindo de Sorocaba. E assim, com o crescimento do povoado, as construções foram surgindo, como a capela, a escola e o cemitério.
Em 1908, quando a região estava sendo preparada para o plantio de café, o povoado recebeu o nome de Vila Elisiário, pertencente ao município e Comarca de São José do Rio Preto. Em 1917, Elisiário se tornou parte do recém-criado município de Catanduva.
Foi somente em julho de 1989, quando Manoel Rodrigues Estevam, Waldemar Jorge Estevam, Alcebíades Rodrigues e Carlos Roberto Zaparolli estavam reunidos, casualmente, no Bar e Padaria Central, que surgiu a ideia da autonomia político-administrativa do distrito de Elisiário.
Com a constituição do “Movimento Pró-Emancipação de Elisiário” e a aprovação do projeto de lei complementar nº 390, de autoria do deputado Edinho Araújo, cuja legislação regulamentava a criação de novos municípios, ficou mais fácil para Elisiário tentar sua emancipação.
Em maio de 1991, o processo emancipatório de Elisiário foi aprovado pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa e encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral. Em 30 de dezembro, o governador Luís Antônio Fleury Filho elevou o distrito à condição de cidade.
Autor