Elisiário comemora 31 anos amanhã com programação festiva
História do município começou em 1865, mas emancipação aconteceu décadas depois; Prefeitura preparou shows e outras atrações para os próximos dias
Crédito: Divulgação/Redes sociais - Estão confirmados shows de Bruna Viola, Vozes do Sertão, Santa Croma e Pagode da Alegria
Por Stella Vicente | 08 de agosto, 2023

Ainda que o município de Elisiário complete amanhã “apenas” 31 anos, sua história começou em 1865 com o senhor que deu nome à cidade. Elisiário Ferreira de Camargo Andrade, morador de Campinas, era proprietário de terras na região e decidiu lotear os terrenos, dividindo-o entre seus filhos. Porém, o primeiro morador, José Ribeiro Ferraz, chegou somente em 1873, vindo de Sorocaba.

Foi em 1908, quando a região estava sendo preparada para o plantio de café, que o até então povoado recebeu o nome de Vila Elisiário, pertencente ao município e Comarca de São José do Rio Preto. Depois, em 1917, Elisiário se tornou parte do recém-criado município de Catanduva.

Cada vez mais imigrantes vinham à região com a intenção de plantar café e o desenvolvimento da vila se deu a partir disso, ao passo que comerciantes iam estabelecendo um núcleo urbano por lá. Consequentemente, seguiu-se também o avanço social de Elisiário com a fanfarra, equipe de futebol e clube para a realização de diversos bailes.

Foi somente em julho de 1989, quando Manoel Rodrigues Estevam, Waldemar Jorge Estevam, Alcebíades Rodrigues e Carlos Roberto Zaparolli estavam reunidos, casualmente, no Bar e Padaria Central, que surgiu a ideia da autonomia político-administrativa do distrito de Elisiário.

Em maio de 1991, o processo emancipatório de Elisiário foi aprovado pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa e encaminhado para o Tribunal Regional Eleitoral. Em 30 de dezembro de 1991, o governador do estado Luís Antônio Fleury Filho, por meio da lei estadual nº 7664, elevou o distrito à condição de cidade, criando, enfim, o município de Elisiário.

PALAVRA DO PREFEITO

O atual prefeito de Elisiário, Cássio Bertelli, destaca o fato de que é importante celebrar a data. “O município é novo, mas é promissor. É um município que acolhe todas as pessoas que aqui chegam, com um povo trabalhador e ordeiro. Estou muito feliz de estar à frente do município, transformando a vida das pessoas para melhor, com muitas mudanças na nossa administração”, comenta Cássio.

Ele ainda convida a população de Elisiário e da região para participar da programação que a prefeitura preparou para os próximos dias na Praça da Matriz, começando sempre a partir das 19 horas.

Nesta quarta-feira, 9, haverá o tradicional corte do bolo e estarão disponíveis brinquedos infláveis, pula-pula e trenzinho para as crianças. Além disso, haverá a apresentação da Banda Sinfônica de Catanduva, da Fanfarra Municipal de Elisiário e DJ Leandro Rocha. Já na quinta-feira, 10, haverá show com Bruna Viola; na sexta-feira, 11, com o trio Vozes do Sertão; e no sábado, 12, com a banda Santa Croma e também o grupo Pagode da Alegria. A entrada é gratuita em todas as atrações.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 22 de dezembro de 2024
Voluntários de Elisiário doam mais de 2.400 caixas de leite ao HCC
Por Da Reportagem Local | 20 de dezembro de 2024
Itajobi tem ‘Fim de Ano Encantado’ com shows e Papai Noel
Por Da Reportagem Local | 19 de dezembro de 2024
Vestibular da Fatec oferta 540 vagas para a região; inscrição termina hoje