Considerada uma das maiores competições de matemática do mundo, a edição 2024 do Concurso Canguru de Matemática teve a participação de mais de 32 mil estudantes de 154 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza. Desse total, 1.282 foram premiados com medalhas de ouro (103), prata (354) e bronze (825).
Os 91 representantes da Etec Elias Nechar, de Catanduva, garantiram cinco medalhas, sendo três de prata e duas de bronze, além de seis menções honrosas.
O objetivo da competição é estimular o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, além de contribuir para a melhoria do ensino da disciplina nos diferentes níveis da Educação Básica.
O concurso, criado há 30 anos na França e em sua 16ª edição no Brasil, é destinada a estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental até a última série do Ensino Médio. A avaliação reúne anualmente cerca de 6 milhões de competidores de mais de 95 países.
As provas são compostas por questões de raciocínio lógico e resolução de problemas que incentivam crianças e jovens a explorar o mundo da matemática de forma divertida.
Autor