Egressa da 48ª turma da Medicina da Fameca/Unifipa, a catanduvense Gabriella Mello Tartari foi aprovada em vários concursos de Residência Médica. Durante a formação acadêmica, ela participou de atividades e trabalhos em várias Ligas Acadêmicas, como a da Dor e Anestesiologia, e de Cirurgia de Urgência e Trauma, sempre levando a rotina de estudos muito a sério.
“Sempre busquei participar e aproveitar tudo o que a faculdade me oferecia, tanto com as aulas e as Ligas, quanto pela participação na Atlética e nos esportes, que foram muito importantes, uma válvula de escape durante a rotina tão intensa do curso, principalmente nos dois últimos anos, com o Internato e o estudo para a Residência”, comenta a profissional.
Ela garante que fazer as atividades extracurriculares ajudou a criar rotina de organização e controle do tempo. “Durante o quinto e sexto ano eu dividia o tempo para conciliar os estágios do Internato com os estudos para as provas de Residência, montando cronogramas, organizando a semana previamente e priorizando os assuntos mais importantes a serem estudados.”
Por meio das aulas oferecidas pelo curso de Medicina que ela soube o que queria fazer após a formatura. “Escolhi cursar Medicina já pensando em seguir a área de Cirurgia Geral. Mas o que também me ajudou muito na escolha foi o contato que tive com a área durante o curso e, principalmente, o convívio com alguns professores da Cirurgia, que sempre foram muito solícitos em nos ensinar e nos demonstrar na prática os procedimentos, as técnicas, os instrumentos, além da empatia e do modo de se lidar com os pacientes dentro e fora do centro cirúrgico”.
Ao se formar, no final de 2022, Gabriella começou a selecionar os concursos de Residência. Prestou prova para seis programas e foi aprovada onde mais queria. “Passei na USP, em Ribeirão Preto, onde eu mais desejava fazer a Residência. Prestei também na Fanema, em Marília, onde passei em 2° lugar; Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, onde fiquei em 3° lugar”, detalha ela, que ainda aguarda os resultados da Unesp de Botucatu e da Famerp de Rio Preto.
Aos alunos que estão cursando Medicina e egressos que querem obter bons resultados em concursos de Residência Médica, Gabriella diz que é preciso acreditar que seu sonho é possível, independente do lugar que desejar estar; ser consciente que o preparo para as provas, seja para o vestibular ou para a Residência, exige muito foco e abdicação.
“Será um ano difícil; algumas coisas serão deixadas de lado, porém outras serão essenciais para se manter de pé e conseguir ter a constância que esse preparo exige. Além disso é importante conversar com pessoas que estão ou já estiveram em seu lugar e compartilhar as experiências e opiniões para descobrir qual o melhor caminho que você deve seguir para conquistar seu sonho”.
Autor