Docentes e gestores da Escola Municipal Prof. José D’Oliveira Barreto, de Catanduva, foram surpreendidos nesta terça-feira, 14, por iniciativa da professora Tatiane de Lucca Pavanello, que tem 15 anos de carreira, sendo 9 deles na unidade do Jardim Bela Vista.
Ela organizou evento em homenagem pelo Dia do Professor, com direito a tapete vermelho e exibição de vídeo com depoimentos de familiares e amigos dos educadores.
Tatiane Pavanello é conhecida no colégio por seu profissionalismo, dedicação e como professora alfabetizadora de alto nível. Ao mesmo tempo, é reconhecida por sua empatia com os colegas de profissão e, sobretudo, com as crianças.
A ideia de Tatiane tocou o coração dos profissionais, emocionando e arrancando lágrimas. Foram cerca de dois meses recolhendo as mensagens e gravações de cada familiar e amigos dos profissionais da unidade de ensino, proporcionando momento inesquecível para toda a equipe.
“A gestão havia preparado algo simbólico, mas a professora arrebatou a todos com uma surpresa elaborada com muita audácia e carinho. Ficamos sensibilizados, ficará para sempre registrado em nossas memórias e corações”, comentou a diretora Daniele Butarelo Catelan.
A preparação do evento, segundo Tatiane, começou pela ideia do tapete vermelho e com duas músicas que seriam cantadas pelas crianças. Mas surgiu o desejo de buscar algo ainda mais especial para realmente tocar o coração de toda a equipe da escola.
“Eu queria algo que fosse além das palavras do cotidiano, que mostrasse o quanto cada um é importante. Não apenas na escola, mas também fora dela. Então pensei, quem melhor para expressar o carinho do que aqueles que os conhecem de verdade, que acompanham de perto sua dedicação e força? Assim nasceu a ideia de convidar os familiares, os amigos, para gravarem mensagens cheias de amor, gratidão e reconhecimento para os professores”, confidencia.
Para preparar a homenagem em vídeo, Tatiane fez longa jornada. Ela mesma reconhece que o trabalho foi árduo, já que não conhecia todas as pessoas e nem tinha os contatos necessários. “Fui buscando recursos para descobrir o número de WhatsApp ou pelo Instagram”, conta.
A educadora diz que todos foram bem receptivos e aceitaram gravar o vídeo. “Cada palavra dita nesse vídeo carrega um pedacinho de emoção e um reflexo da importância que cada professora tem na vida das pessoas ao seu redor. Então foi um presente simples, mas feito com muito amor e feito com o coração, para agradecer, para valorizar e para celebrar esse dia tão especial.”
Os alunos também participaram da produção, com depoimentos no vídeo. E o melhor: elas conseguiram guardar segredo até a hora da apresentação. “Foi uma corrente do bem e de amor que fez tudo ficar tão mágico e tão maravilhoso, e tão carregado de emoção”, celebra.
Autor