Educação seleciona voluntários para o programa Mais Alfabetização
Iniciativa é direcionada a 1.200 alunos de 1º e 2º anos da rede municipal de ensino
Foto: ARQUIVO/O REGIONAL - Educação não estipulou total de candidatos a serem selecionados
Por Rodrigo Ferrari | 11 de agosto, 2022
 

A Secretaria Municipal de Educação de Catanduva publicou, anteontem, edital do processo seletivo simplificado para a contratação de voluntários que atuarão no programa Mais Alfabetização. Para participar da seleção, candidatos devem cumprir requisitos como ter certificado ou diploma em cursos normal médio ou pedagogia. Também poderão ser aceitos estudantes de graduação na área, matriculados a partir do 2º ou 3º semestre, desde que tenham mais de 18 anos de idade.    

Os contratos serão temporários e, como o próprio nome do cargo diz, não preveem pagamento de salário. Porém, haverá ressarcimento de custos com transporte e alimentação, no total de R$ 150 por turma, nas unidades com cinco horas semanais. Cada voluntário poderá assistir no máximo até oito, por semana. Os custos serão bancados pelo Ministério da Educação.    

A carga horária dos profissionais será de 40 horas semanais. Não está estipulado o total de candidatos a serem selecionados. O edital informa que a convocação será de acordo com a demanda de cada uma das 15 escolas que participarão do programa.    

A seleção levará em conta a formação e a titulação acadêmica do profissional, com doutorado valendo 25 pontos; mestrado, 20; graduação em pedagogia, 15; estudante universitário, 10; e educador com certificado de curso normal médio, 5.    

A secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, explica que esta é a segunda vez que são abertas inscrições para esse processo seletivo. “Trata-se de um programa de recuperação de aprendizagens, principalmente no que se refere ao processo de alfabetização e letramento, tendo em vista minimizar os efeitos que a pandemia causou ao ensino nas séries iniciais", afirma.    

De acordo com ela, o atendimento do Mais Alfabetização é voltado aos alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental. A expectativa é que a contratação dos voluntários beneficie em torno de 1.200 estudantes da rede municipal de Catanduva.

Autor

Rodrigo Ferrari
É jornalista de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Esquadrilha da Fumaça faz show com público no Recinto de Exposições
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Três padres de Catanduva participam do Encontro Nacional de Presbíteros
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Fatec divulga resultado da isenção e redução de taxa do vestibular