
A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove nesta quinta-feira, dia 17, ação de formação continuada voltada a docentes e gestores da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, 1.324 profissionais participam das atividades, que ocorrem em cinco locais da cidade, em períodos distintos, conforme os segmentos atendidos.
A capacitação envolve professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, professores recreacionistas, cuidadores, educadores da Educação Especial e gestores escolares, com o objetivo de fortalecer a prática pedagógica e ampliar o impacto positivo nas salas de aula.
No Teatro Municipal Aniz Pachá, estarão cuidadores e professores da Educação Especial, que acompanharão palestra do psicólogo clínico Fernando Macedo com o tema “Entre o Cuidar e o Aprender: Desafios da Saúde Mental na Escola”. A atividade envolverá 244 profissionais.
No Centro de Convenções, 70 gestores da Rede Municipal vão mergulhar em temas propostos pelo Sistema Universitário. Pela manhã, o foco será “Da sondagem à avaliação externa: mediando o progresso das aprendizagens”, com o Ensino Fundamental; e no período da tarde, “Identidades docentes e a prática pedagógica na Educação Infantil”, para a Educação Infantil.
Na escola Santos Aguiar, o trabalho será desenvolvido com 530 docentes da Educação Infantil, com os temas “Brincar com propósito: a diferença entre entreter e desenvolver” (Berçários), “Brincar com intencionalidade: o lúdico como ferramenta de desenvolvimento integral” (Jardim) e “Alfabetização na Educação Infantil: o que é papel da creche e da pré-escola” (Pré-escola).
Já os professores do Ensino Fundamental, 330 ao todo, estarão reunidos na escola Graciema Ramos da Silva, nos dois períodos do dia, para tratar sobre o tema “Da sondagem à avaliação externa: mediando o progresso da aprendizagem dos estudantes durante o ano letivo”.
Por fim, os professores recreacionistas participarão da capacitação na escola Carlos Alberto Spina, abordando o tema “Brincar e aprender: conexões entre neurociência, cooperação e desenvolvimento moral na infância”, que será ministrado pelo professor Eduardo Benetti, mestre e doutorando da própria rede municipal. A etapa envolverá 150 docentes.
Autor
