Com o objetivo de integrar os alunos dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura, a Unifipa Catanduva realiza o Festival de Ginástica e Dança nesta quarta-feira, 6, a partir das 19h30. Aberta ao público, a mostra será no complexo esportivo Prof. Ivo Dall’Aglio, no campus sede, e apresentará resultado das aulas práticas em suas diversas modalidades, desvendando talentos e promovendo a didática. Os temas serão divididos entre os anos da graduação.
Coordenadas pelo professor Alexandre Mendes, as apresentações do primeiro ano serão voltadas para a Ginástica para Todos, antiga Ginástica Geral. “Temos muitos talentos escondidos. A cada ano surgem alunos que já são atletas, seja na ginástica rítmica, na ginástica artística ou de outras modalidades, como temos alunos que são das artes marciais. Nesta mostra veremos dentro das apresentações organizadas por eles”, explica o professor, que faz o direcionamento e os alunos desenvolvem os trabalhos para apresentação no festival.
As apresentações das manifestações culturais e danças serão com alunos do terceiro ano. “Cada ano é uma surpresa para o curso e para os professores. E este ano eles foram muito bem criativos, estamos aí com expectativa muito grande”, ressalta Mendes.
Como espécie de homenagem de encerramento de um ciclo, os alunos do quarto ano apresentam suas propostas baseadas no coletivo de tudo que aprenderam nas disciplinas.
Nos ensaios, os estudantes promovem a interação de coordenar, dirigir, criar e desenvolver o que vai ser apresentado. Para Alexandre, “isso é muito importante para a carreira deles, de demonstrar essa confiança e ver que eles têm a capacidade de seguirem com futuros trabalhos sejam eles em desfiles esportivos, escolas e outros eventos que fazem parte da vida do profissional de educação física”.
Também haverá espaço para apresentações de ex-alunos que estão se destacando no mercado. Eles exibem estilos de dança, ginástica rítmica e de lutas, que inspiram carreiras a seguir.
Autor