A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) quer traçar diagnóstico da real situação das redes estadual e municipal. Para isso, está aplicando a Avaliação de Fluência Leitora 2023, destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, das redes municipais e estadual. Mais de 500 municípios se inscreveram para participar do teste.
A avaliação é presencial, começou no dia 20 de junho e prossegue até 7 de julho, com o objetivo de analisar o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização.
“Essa atividade prática permitirá avaliar a capacidade dos estudantes de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura”, informa a Seduc-SP.
Para realizar a avaliação, os professores vão utilizar aplicativo para gravar a leitura dos alunos por meio de celulares. Posteriormente, os áudios serão avaliados para fornecer diagnóstico preciso do perfil de leitura dos estudantes. Esse processo poderá ser conduzido por qualquer professor do Ensino Fundamental ou outros profissionais pedagógicos disponíveis na escola.
A avaliação de fluência em leitura é apenas uma das várias ações realizadas por meio da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração, que busca fortalecer a colaboração entre o Estado, os municípios, as equipes educacionais e as comunidades escolares. O objetivo comum é garantir a alfabetização na idade apropriada de todas as crianças paulistas.
Autor