Duas estudantes de Catanduva são selecionadas para intercâmbio da Etec e Fatec
Mariely Batael Fanelli, de 20 anos, e Yasmin Barbosa Barata, de 23, esperam ansiosas pelo destino que irão conhecer
Crédito: Divulgação - Data prevista para o embarque das futuras intercambistas ainda será divulgada
Por Stella Vicente | 10 de dezembro, 2023

O Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS) levará uma estudante da Etec Elias Nechar e outra da Fatec Catanduva para estudar no exterior. Mariely Batael Fanelli, de 20 anos, e Yasmin Barbosa Barata, de 23, respectivamente, esperam ansiosas pelo destino que irão conhecer, que poderá ser Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos ou Argentina.

A bolsa para o intercâmbio contempla passagem aérea, curso intensivo da língua estrangeira com duração de quatro semanas, acomodação e alimentação em casa de família, seguro-viagem e cobertura de saúde, e ajuda de custo de 400 libras, euros ou dólares, dependendo do local designado.

Ambas afirmam ter o sonho de realizar intercâmbio há muito tempo. “Eu sempre fiquei de olho nessas bolsas porque eu já tive vários outros parentes meus que conseguiram intercâmbios em bolsas oferecidas pelas escolas, governos e faculdades, então eu sempre fiquei atenta nos sites da Fatec e do Centro Paulo Souza para ver se eu achava alguma oportunidade e felizmente teve”, diz Mariely.

“Eu sempre tive o sonho de participar de um intercâmbio, no entanto, são muito caros e em meu caso, eu já tinha aceitado que nunca participaria. Quando surgiu a possibilidade de participar, mesmo achando que não teria chance, eu realizei a inscrição”, conta Yasmin.

O momento em que receberam a notícia da classificação para o Intercâmbio Cultural foi muito especial. Mariely lembra que não contou para ninguém até o resultado oficial ser divulgado, enquanto Yasmin foi surpreendida pela parabenização dos colegas de classe, que descobriram antes dela.

“As minhas expectativas estão bem altas, para falar a verdade, porque eu sempre quis fazer um intercâmbio. Estou um pouco assustada por causa da cultura, o choque cultural é bem grande, mas eu estou bem ansiosa por essa experiência”, relata a estudante da Fatec.

“Minha principal expectativa é a melhoria do meu inglês, onde o contato íntimo com o idioma me permitirá compreender melhor, aprimorar e adquirir um vocabulário enriquecido e dinâmico. Sem contar as visitas turísticas e históricas que tentarei realizar”, projeta a aluna da Etec Elias Nechar.

A data para o embarque das futuras intercambistas ainda será divulgada, mas está prevista para o primeiro trimestre de 2024. Ao todo, foram 242 vagas para alunos das Etecs e 78 para os das Fatecs.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci