O 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado neste domingo, 29 de maio. Na data, a comunidade católica volta sua atenção para os comunicadores, para que sejam promotores da escuta e do diálogo, pedindo que comuniquem a verdade, defendam a justiça, fomentem a caridade, propaguem a alegria e promovam entre todos a paz.
“Este ano, o papa Francisco nos brinda com uma belíssima reflexão que tem como tema escutar com o ouvido do coração. Esta reflexão de 2022 se situa em linha de continuidade com a de 2021, em que éramos chamados a redescobrir dois verbos, ir e ver; neste ano o santo padre nos convida a fazer meditação sobre o verbo escutar”, expõe o bispo Dom Valdir Mamede.
O religioso relembra que, na convivência humana, escutar é essencial. “É preciso que nós nos disponhamos a fazer silêncio para escutar aquilo que o irmão tem a nos dizer”, reforça, indo além. “Não basta fazer monólogo a dois, é preciso ouvir, ponderar, refletir, comunicar.”
Ao encerrar sua mensagem, gravada em vídeo – que está disponível nas redes sociais do Jornal O Regional, o bispo deseja aos comunicadores da comunidade interna da igreja, enquanto membros da Pastoral da Comunicação e de grupos que podem se prestar à escuta, como a Pastoral da Acolhida. “Desejo que você preste atenção a ouvir com o ouvido do coração”.
O recado ainda se estendeu aos profissionais da imprensa e demais mídias. “Que você também possa desde aquilo que é o essencial, o acercamento da verdade, estar sempre primado a dizer a verdade por princípios éticos, que você possa ouvir com o coração.”
Autor