Dom Luiz Carlos Dias preside missa na Sé Catedral de Catanduva
Durante sua homilia, ele leu trecho de carta enviada pelo Vaticano para o clero e a comunidade católica da cidade
Foto: Divulgação/Sé Catedral - Dom Luiz Carlos Dias presidiu missa na Sé Catedral na noite de domingo
Por Da Reportagem Local | 07 de dezembro, 2023

O bispo de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, que responde como administrador apostólico da Diocese de Catanduva desde a renúncia de Dom Valdir Mamede, em novembro, celebrou sua primeira missa na cidade no domingo, 3, na Sé Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Durante sua homilia, ele leu trecho de carta enviada pelo Vaticano para o clero e a comunidade católica da cidade. Segundo ele, isso demonstra o cuidado da Santa Sé com a escolha do novo bispo para a Diocese de Catanduva, que acumula duas renúncias consecutivas nos últimos anos.

Em entrevista concedida à repórter Livia Gandolfi, da Vox FM, o religioso falou da importância da mensagem, que chegou junto ao tempo do advento, que é a expectativa pela vinda do Senhor. “Esta Igreja tem de fato vivido o ministério pascal de Jesus, encontrado situações de morte, mas de ressurreição. Com as renúncias isso fica muito claro, muito patente, diante de todos nós. Um momento de queda e depois de superação disso. É o ministério pascal, morte e ressurreição.”

Dom Luiz Carlos Dias aproveitou para explicar sobre o processo de escolha do novo bispo, que é longo e cuidadoso. Bispos, padres e leigos de todo o Estado de são Paulo ajudam a traçar um perfil de como deve ser o novo responsável pela diocese. Os nomes dos candidatos são enviados à Nunciatura Apostólica, a embaixada da Santa Sé no Brasil.

“Ali haverá outra leitura de todo o processo novamente, até que se chegue a uma lista tríplice, portanto, com três candidatos. Na Santa Sé, no Vaticano, há uma reunião em que o papa Francisco estará presente e se define um sucessor para a diocese”, detalhou.

O administrador apostólico tem como função preparar a igreja pra passar por este momento de vacância, até a chegada do novo bispo. Ele deve fazer reuniões, governar com o colégio de consultores, cuidar da parte administrativa e econômica, além de manter o clero unido.

“Meu primeiro trabalho aqui foi justamente com o clero, em reunião com eles, com o grupo todo, e depois com grupos particulares conforme as foranias. E hoje vim aqui para ter uma presença e dar uma palavra ao povo”, comentou o administrador apostólico, no domingo.

Dom Luiz Carlos Dias é natural de Caconde/SP, foi ordenado diácono em 1989 e sacerdote em 1991, é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com formação em Ética Social na Alemanha. Em 2021, foi nomeado como o 8º bispo da Diocese de São Carlos.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região