Dom José Benedito Cardoso é nomeado bispo de Catanduva
Papa Francisco fez a nomeação nesta quinta-feira e pastor fez chamada de vídeo em coletiva promovida pela Diocese para anunciar a novidade
Crédito: Deividy Venancio - Dom José Benedito tomará posse no dia 17 de fevereiro na Sé Catedral de Catanduva
Por Stella Vicente | 05 de janeiro, 2024

O papa Francisco nomeou o novo bispo diocesano de Catanduva, Dom José Benedito Cardoso. O anúncio aconteceu na manhã de quinta-feira, 4, em coletiva promovida pela Diocese de Catanduva. Na ocasião, Dom José Benedito fez chamada de vídeo para se apresentar aos padres, diáconos e também aos fiéis. Estavam presentes também Dom Luiz Carlos Dias, administrador apostólico; padre Jonas Pimentel, vigário geral; e padre José Luiz Casemiro, do Conselho de Consultores.

Com 62 anos, o novo bispo diocesano de Catanduva é natural de Angatuba, filho de Adelino Cardoso de Almeida e de Clarice Ramos de Almeida, sendo o único homem entre cinco irmãs. Ele cursou Filosofia no Instituto São Carlos Borromeu, em Sorocaba, obteve a graduação nessa disciplina pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, e estudou Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). É também bacharel em Direito Civil pela Fundação Karning Bazarian, de Itapetininga, e licenciado em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico da Arquidiocese de São Paulo.

Em 2019, foi nomeado bispo titular de Castellum Minus e auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Logo após, recebeu o ofício de vigário geral para a Região Episcopal da Lapa. Desde então, contribuiu de várias maneiras no contexto da Igreja Metropolitana de São Paulo.

Antes de ser bispo auxiliar, Dom José Benedito era o vigário geral da Diocese de Itapetininga, desmembrada da Arquidiocese de Sorocaba e criada em 1998. Logo após sua ordenação em 23 de novembro de 1986, foi pároco na Paróquia Bom Jesus, em Alambari, e vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga. Ao longo dos anos, acumulou trabalhos e funções.

Em seu vídeo de apresentação, o novo bispo contou que logo que aceitou assumir a Diocese de Catanduva já começou a rezar por todos que a compõem. “Acredito que vocês também estavam rezando por um novo bispo, então hoje é dia de louvar e agradecer a Deus porque as orações foram atendidas. Mas continuem rezando para que eu possa ser um bom pastor, um bom bispo junto com vocês”, disse.

Ele ainda saudou os padres e diáconos, leigos e leigas, seminaristas e toda a população de Catanduva e demais cidades que compõem a Diocese. “Não conheço vocês, mas tenho certeza que vamos conseguir uma boa convivência fraterna. É minha nova família, então vamos caminhar juntos. Meu carinho fraterno para todos vocês”, concluiu. A posse do novo bispo está marcada para o dia 17 de fevereiro, às 15 horas, na Sé Catedral Nossa Senhora Aparecida.

APÓS RENÚNCIA

Dom José Benedito será o quarto bispo da Diocese de Catanduva, que está prestes a completar o seu jubileu de prata. Ele ocupará o cargo que estava vago desde 1º de novembro do ano passado, quando o então bispo Dom Valdir Mamede renunciou e teve seu pedido aceito pelo papa Francisco. Desde então, Dom Luiz Carlos Dias, bispo de São Carlos, atuou como administrador apostólico. Dom Valdir Mamede havia sido nomeado em julho de 2019 e foi o segundo a renunciar em Catanduva.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região