Dois dias de eventos gratuitos celebram o piano em Catanduva
Programação do Piano & Cena 2022 prevê masterclasses e recital com mestres do instrumento e músicos convidados
Foto: ELAN ASCH - O pianista premiado Cristian Budu vai se apresentar na terça-feira, às 20h, no Teatro Municipal
Por Da Reportagem Local | 23 de julho, 2022
 

A cena musical de Catanduva receberá nomes de peso na 1ª edição do Piano & Cena 2022, que pretende estabelecer diálogos entre instrumentos tendo o piano como protagonista. A programação será nos dias 25 e 26 de julho, toda gratuita, e prevê três masterclasses no Conservatório Santa Cecília de Catanduva e apresentação de recital com o violoncelista André Micheletti e o pianista Cristian Budu, no Teatro Municipal Aniz Pachá.  

Ministrados pelos músicos convidados, os masterclasses têm vagas limitadas, que demandam inscrições prévias no site www.pianoecena.com.br e vão conferir certificados de participação. Os ingressos para o recital devem ser retirados com antecedência no conservatório.  

De acordo com Marcela Milani, produtora do evento ao lado da irmã, Carolina Milani – ambas advogadas, pianistas, regentes de coro, professoras de música e sócias na produtora CM Cultural –, o evento foi idealizado com a proposta de construir um novo cenário para a música de câmara no interior de São Paulo.  

Ela diz que a próxima edição, prevista para novembro, já tem confirmados os nomes do pianista Lucas Thomazinho e do violinista Emanuelle Baldini.  

Inédito no interior paulista, o projeto tem patrocínio oficial do Instituto Rodobens, de São José do Rio Preto, através da Lei de Incentivo do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal. Em parceria com a CM, tem produção e apoio da instituição Conservatório Santa Cecília de Catanduva, que atua há 75 anos em formação musical no interior de São Paulo.  

RECITAL  

O recital da 1ª edição do Piano & Cena 2022 será com o pianista Cristian Budu, que se apresenta acompanhado do violoncelista André Micheletti, a partir das 20h da terça-feira, 26. O programa vai passear pela história da música ocidental, iniciando com peça de violoncelo solo do período Barroco, passa por Beethoven, com obra para piano e violoncelo, visita peças de Schumann de piano solo do período romântico e outras impressionistas de piano e violoncelo do compositor Debussy. Encerra com obras do grande compositor brasileiro Villa-Lobos.  

Cristian Budu graduou-se em piano pela USP e teve Eduardo Monteiro como professor. Posteriormente fez os cursos de mestrado Graduate Diploma e Artist Diploma do New England Conservatory, em Boston (EUA), onde ganhou bolsas e patrocínio especial da instituição para estudos com Wha Kyun Byun e Russell Sherman. Foi ele quem trouxe para o Brasil a que é considerada, pela crítica especializada, a mais importante conquista do piano clássico brasileiro: três premiações no renomado Concurso Internacional Clara Haskil, da Suíça, notável por não premiar outros lugares além do primeiro (por diversas vezes não houve vencedor).  

Além do primeiro lugar, Budu faturou outros dois prêmios extras, incluindo o do público. Mais recentemente ele também levou o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Instrumentista do Ano e de Melhor Concerto do Ano (Guia Folha).  

Bacharel em violoncelo pela Unicamp, André Micheletti tem duplo doutorado – em Violoncelo e Violoncelo Barroco – pela Indiana University, onde estudou sob orientação de Helga Winold, Nigel North e Stanley Ritchie, tendo aulas e masterclasses com Janos Starker. Em seus doutorados, foi bolsista da CAPES-Fullbright. Também é mestre em Violoncelo e Pedagogia do Violoncelo pela Northwestern University, de Chicago (EUA), onde foi orientado por Hans Jörgen Jensen. Atualmente é professor de violoncelo na USP-Ribeirão. 

 

PROGRAMAÇÃO 

Segunda, 25/7 

14h30 às 17h: Masterclass de Violoncelo, com André Michelletti 

18h às 19h30: Masterclass ‘Música de Câmara’, com músicos convidados 

 

Terça, 26/7 

14h30 às 17h: Masterclass de Piano, com Cristian Budu 

20h: 1º Recital Piano & Cena, com André Micheletti e Cristian Budu 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 25 de abril de 2024
Escritora lança livro sobre abuso sexual infantil na Biblioteca de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Sesc Catanduva apresenta espetáculo circense ‘O Azevedo Musicante’
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Núcleo de Apoio Psicopedagógico promove Oficina de Dança Moderna