Dois cursos ligados ao agro são lançados na Fatec e Etec Elias Nechar
Foto: O Regional - Clóvis Dias destacou a importância da educação profissionalizante para os jovens
Anúncio foi feito pelo superintendente do Centro Paula Souza, Clóvis Dias, na sexta-feira
Por Guilherme Gandini | 10 de agosto, 2025

A Fatec Catanduva e a Etec Elias Nechar anunciaram na sexta-feira, 8, a criação de cursos voltados ao agronegócio. A Fatec oferecerá o curso de Tecnologia em Ciências de Dados para o Agronegócio, enquanto a Etec lançará o Técnico em Agronegócio na modalidade M-Tec - Ensino Médio com Técnico Integrado.

Ambos começarão a ser oferecidos no próximo ano e têm como objetivo atender à crescente demanda da região, que é um polo agrícola de destaque.

O anúncio foi feito durante vistoria oficial de conclusão da reforma da Fatec realizada pelo superintendente do Centro Paula Souza, Clóvis Dias, acompanhado de autoridades municipais e estaduais. Clóvis Dias parabenizou as equipes da Fatec e Etec e destacou a importância da educação profissionalizante na formação de jovens para o mercado de trabalho.

A Etec Elias Nechar, de Catanduva, que conta com mais de 1.200 alunos de cerca de 25 cidades, ampliará sua oferta de formação técnica para os jovens da região com o novo curso M-Tec, que integra o ensino médio com a formação técnica. O Técnico em Agronegócio será um curso de formação completa, que ao final concede diploma de técnico, permitindo que o aluno possa exercer a habilitação profissional e seguir para a educação superior.

Já a Fatec Catanduva hoje conta com cerca de 700 alunos e, assim como a Etec, atende estudantes de 25 cidades da região, com grande potencial de expansão devido ao novo curso.

Clóvis Dias elogiou as instalações da Fatec Catanduva e o trabalho desenvolvido com os alunos. “Fiquei muito feliz com o que vi. As instalações são de excelente qualidade, e o trabalho da equipe com os alunos é impressionante. Esses novos cursos serão um grande passo para a região, especialmente no setor agrícola, que tem tanto potencial”, afirmou o superintendente.

Ao jornal O Regional, ele afirmou que o pedido partiu do prefeito Padre Osvaldo (PL) e que estudo feito por sua equipe confirmou a demanda. “Temos uma gestão que estuda dados antes de tomar decisão. Nós descobrimos que o pedido atendia o que nós tínhamos de estudo, em cima da vocação, não só da cidade, mas da região, e com isso foram indicados os dois cursos.”

A vocação agrícola de Catanduva e região, com destaque para o cultivo de cana-de-açúcar, amendoim, limão, laranja e, mais recentemente, a volta do café e o início do cultivo de cacau, foi considerada essencial para o sucesso dos novos cursos. Além disso, a cidade se consolida como grande força econômica na região, sendo líder em exportações.

“Para nós é uma alegria muito grande o professor Clóvis estar aqui conosco, olhando a nossa estrutura e vendo o quanto nós somos importantes para a nossa região. O quanto mudamos a vida dos alunos. O novo curso da Fatec visa à transformação de toda a nossa comunidade”, enalteceu o diretor da Fatec Catanduva, Gilson José da Silva.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 10 de agosto de 2025
Dois cursos ligados ao agro são lançados na Fatec e Etec Elias Nechar
Por Guilherme Gandini | 10 de agosto de 2025
Sindicato da Saúde poderá decretar greve no Mahatma Gandhi na terça-feira
Por Da Reportagem Local | 08 de agosto de 2025
Polícia Federal e Gaeco investigam desvio bilionário no Mahatma Gandhi