A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Catanduva realizou capacitação com dois dias de duração sobre o trabalho do Conselho Tutelar. A etapa foi realizada nesta segunda e terça-feira, dias 3 e 4, no Teatro Municipal Aniz Pachá, com intuito de ampliar conhecimentos e aprimorar a atuação em rede para proteção dos direitos da criança e do adolescente.
A cerimônia de abertura teve a participação do prefeito Padre Osvaldo (PL), conselheiros tutelares e secretários municipais. As atividades foram conduzidas pelo consultor e palestrante Luciano Betiate, ex-conselheiro tutelar que atua pela valorização dos conselhos e seus membros.
Seu trabalho tem como foco a capacitação de profissionais da Educação para a prevenção, identificação de evidências, diagnóstico e enfrentamento de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.
Em Catanduva, o público foi formado justamente por diretores das escolas municipais, da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a partir de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, já que a atuação do Conselho Tutelar envolve as áreas de educação e saúde.
“Convoquei os gestores para que eles participassem desses dois dias de capacitação, porque acredito que o direito e a proteção das crianças e dos adolescentes passa diretamente pelo papel dos educadores e, evidentemente, que depois os gestores se tornam multiplicadores desses conhecimentos junto aos professores”, pontua a secretária de Educação, Cláudia Cosmo.
Autor