A Diocese de Catanduva promove neste domingo seu primeiro Encontro de Formação para Comunicadores, que terá como tema “A Arte da Comunicação”. A capacitação é direcionada aos integrantes das Pastorais da Comunicação das paróquias e será realizada das 8h às 16h, no salão da Paróquia São Judas Tadeu, situada na Vila Amêndola. Mais de 100 pessoas estão inscritas.
De acordo com o padre assessor da Pascom diocesana, Weisller Jefferson dos Santos, enquanto comunicadora da Boa Nova do Evangelho, a diocese busca modernizar o seu modo de atuar na sociedade. O trabalho na área de comunicação é liderado por ele junto a comissão que compõe a Pastoral da Comunicação Diocesana, sob regência do bispo dom José Benedito Cardoso.
“É através do dom José Benedito que nós iniciaremos este encontro, foi iniciativa dele e ele convidou duas Irmãs Paulinas para estarem nos assessorando, elas são formadas na área da comunicação, conhecidas no Brasil pelo trabalho desenvolvido com a comunicação e os meios de comunicação. Elas são especialistas e então elas estarão aqui neste domingo”, afirma.
Padre Weisller apresentou às Irmãs Paulinas, Ivonete e Alexsandra, as demandas da diocese. Ele detalha: “Elas vão abordar a importância da comunicação diante das fake news, a importância de evangelizar bem comunicando, estratégias para a organização e a formação de Pascons.”
A programação terá início às 9h, com abertura pelo bispo dom José Benedito Cardoso, seguido por apresentação das Irmãs Paulinas. Ao longo do cronograma, serão abordados os temas “Arte da Comunicação”, “Da ágora às redes: Uma análise da comunicação na Igreja Católica”, “A Igreja no continente digital”, “Pascom e a Evangelização na Igreja”, “Planejamento estratégico da Pascom” e “Plano de ação diocesano de comunicação”.
“O grande assunto a ser abordado neste encontro será a arte da comunicação no ambiente digital em que nós estamos inseridos e vivendo. O encontro terá almoço, coffee break, dinâmicas e vai contar com a presença e a participação de membros de todas as cidades e de todas as paróquias que pertencem à nossa Diocese de Catanduva”, resume padre Weisller.
‘Encontro tem significado profundo’
O primeiro encontro da Diocese de Catanduva com os comunicadores da Pascom tem gerado grande expectativa entre os integrantes das pastorais da comunicação. Para Juliana Jantorno, da Pascom da Igreja São Francisco de Assis, a iniciativa tem significado muito profundo.
“Esse evento nos convida a refletir sobre a responsabilidade de comunicar o sagrado, sabendo nos portar nas redes sociais e em todos os ambientes digitais, sem deixar que as mentiras e profanidades que possam nos cercar nos contaminem, mas sendo luz, testemunho e presença de Deus também nesse espaço”, analisa a comunicadora.
Ela diz que o grupo que representará a paróquia está feliz e grato pela “paternidade espiritual de Dom José, que acolhe, forma e reconhece o verdadeiro valor dos comunicadores da Igreja.”
Autor