
A Diocese de Catanduva, através da Paróquia São Domingos de Gusmão e da Fundação Padre Albino, instituiu nova dinâmica devocional em honra ao Venerável Padre Albino. A iniciativa une a oração pessoal dos fiéis a gesto comunitário de fé: o “Livro dos Pedidos e Graças”, disponível junto ao sarcófago do Venerável para que todos registrem súplicas, agradecimentos e testemunhos de possíveis milagres recebidos pela intercessão dele.
Padre Fábio Pagotto informa que no primeiro final de semana de cada mês, durante as missas, o livro será solenemente entregue a Deus no momento da Oração dos Fiéis.
“Dois membros da comunidade conduzirão ao altar uma vela acesa, símbolo de Cristo, Luz verdadeira, e o livro, representando os clamores e agradecimentos do povo. A vela e o livro serão, então, colocados junto ao sarcófago, num gesto de fé e confiança”, disse ele. “A cada mês, a comunidade rezará unida a oração pela beatificação de Padre Albino, pedindo a Deus que manifeste o seu poder com um milagre para que a santidade do seu servo seja reconhecida pela Igreja.”
O pároco acrescenta que “o espaço junto ao sarcófago terá uma mesa simples e digna, onde permanecerão o livro, placa explicativa e uma vela acesa. Os pedidos poderão ser feitos sem identificação. Já os testemunhos de graças ou possíveis milagres serão registrados com nome e telefone, a fim de que possam ser confirmados e partilhados”, ressalta.
Padre Fábio frisa que “essa dinâmica expressa a certeza de que não caminhamos nas trevas, pois Cristo é nossa Luz; nossa oração sobe como incenso agradável ao Senhor e a intercessão do Venerável Padre Albino continua a inspirar fé, esperança e caridade no coração do povo”.
Cartão incentiva oração por Pe. Albino
A Diocese de Catanduva está entregando Cartão Devocional ao Venerável Padre Albino. O material é instrumento de devoção privada, destinado a fomentar a oração pessoal e a confiança na intercessão do Venerável, cuja Causa de Beatificação está em andamento no Vaticano.
De acordo com o padre Fábio Pagotto, pároco da Matriz, no cartão há pequeno fragmento de tecido colocado em contato com o sarcófago onde estão os restos mortais do Padre Albino. O tecido foi abençoado pelo bispo Dom José Benedito na missa de abertura da Semana Monsenhor Albino, no dia 14 de setembro último.
“Esse fragmento não é relíquia oficial, mas sinal devocional legítimo, conforme prevê a Instrução Sanctorum Mater (n. 36), que orienta a piedade popular enquanto não se conclui o processo de beatificação”, explica padre Fábio.
O cartão traz, ainda, a oração oficial pela Causa de Beatificação, convidando os fiéis à oração confiante, sobretudo pela glorificação daquele que em vida foi conhecido como “Apóstolo da caridade e da educação, pai dos pobres e missionário da fé”.
Padre Fábio explica, também, que por não se tratar de relíquia e enquanto não houver beatificação não se permite culto público, mas apenas a devoção privada. “Por isso, a entrega do cartão é feita com discrição e profundo respeito, como convite a uma vida de fé e oração. Na devoção particular este cartão é instrumento para pedir a intercessão do Venerável Padre Albino em graças e milagres”, acrescenta.
Os fiéis que receberem favores atribuídos à intercessão de Padre Albino devem comunicar à Cúria Diocesana de Catanduva pelo telefone indicado no cartão. Toda distribuição segue orientação da autoridade eclesiástica, em sintonia com a missão evangelizadora da Igreja.
Autor
