Dia Nacional do DeMolay: "a unificação da Ordem representa a união de uma família"
Data é celebrada nesta sexta-feira e marca o falecimento do herói e mártir Jacques de Molay
Foto: DIVULGAÇÃO - Capítulo Juventude de Catanduva está ativo e ininterrupto desde 1986
Por Myllayne Lima | 18 de março, 2022

Nesta sexta-feira, dia 18 de março, é celebrado o Dia Nacional do DeMolay. A data marca o falecimento de Jacques de Molay, herói e mártir que inspirou o nome do grupo de jovens. A Ordem DeMolay possui cerca de 4 milhões de membros no mundo e mais de 110 mil no Brasil.

Em entrevista ao Jornal O Regional, Lucas Tornai, membro do Capítulo Juventude Catanduva, fala sobre a história do DeMolay no município.

“O Capítulo Juventude de Catanduva está ativo e ininterrupto desde 24 de agosto de 1986, quando ocorreu sua instalação no município. Com mais de 35 anos de história, diversos projetos já foram realizados, entre os de maior destaque podemos citar o Cursinho DeMolay, que ministra aulas preparatórias para o vestibular de forma gratuita à população mais carente, doações de alimentos e produtos de higiene para dezenas de instituições de nossa cidade, doações de sangue periódicas, a Caminhada Passos Que Salvam, diversos eventos filantrópicos, como a feijoada, hamburgada e muitos outros.”

Lucas conta sobre as ações mais urgentes neste ano. “O projeto de maior importância e urgência é o Cursinho DeMolay. Reconhecemos a importância da educação e sabemos que, infelizmente, não são todos os alunos que têm a oportunidade de assistir aulas preparatórias para o vestibular de qualidade, visto o alto custo das aulas ou até mesmo a falta de incentivo. Nosso objetivo do ano é fazer o cursinho de maneira presencial, de modo a aumentar a quantidade de participantes e, assim, dar mais oportunidades aos estudantes de Catanduva.”

A retomada após a pandemia provocada pela Covid-19 é o desafio para 2022. “Os desafios que deverão ser enfrentados são referentes à reestruturação e edificação do nosso capítulo na cidade. Por conta da pandemia e demais fatores, vários membros se afastaram e ficaram impossibilitados de participarem de nossas ações. Nosso objetivo é retomar os trabalhos, sempre observando o cuidado com a saúde e segurança de todos, fato que a vacina já nos possibilitou. Além disso, um dos maiores desafios enfrentados pela ordem, senão o maior, é a desmitificação de nossos trabalhos e ações; muito se fala sobre nossa ordem e por mais que tenhamos sinais e reuniões secretas ou maneiras de reconhecimento, não temos segredos para o mundo no que se refereàa nossa causa e objetivos centrais. Nós estamos ligados por uma melhoria mútua, para ajudar uns aos outros a viver uma vida limpa, varonil, íntegra e patriótica.”

Lucas fala sobre o momento mais impactante na Ordem DeMolay. “Um dos momentos mais marcantes na vida de qualquer DeMolay, com certeza é a sua iniciação. É uma cerimônia muito bonita e repleta de significados que deixam qualquer um boquiaberto. Para mim, além da iniciação, um dos momentos mais marcantes durante minha jornada na ordem foi minha posse como Mestre Conselheiro em 2020 e, atualmente, como Mestre Conselheiro Regional; ser eleito para um cargo de tamanha responsabilidade na Ordem te faz crescer pessoal e espiritualmente. Ter que lidar com diversas responsabilidades e funções, na certeza de estar amparado por uma verdadeira família de tios e irmãos é uma experiência incrível e rogo para que todos demolays passem por essa experiência ao menos uma vez, porque é simplesmente inexplicável.”

Ele pontua sobre o significado da unificação da ordem DeMolay. “Representa a união de uma família. Diversos foram os motivos que culminaram na separação da ordem, políticos e ideológicos. No entanto, vivenciar a unificação é vivenciar o mais puro espírito de companheirismo. A unificação reconheceu as diferenças e deixou-as de lado para aflorar o espírito de fraternidade e companheirismo entre os irmãos, afinal de contas, é isso que é verdadeiramente a Ordem DeMolay, uma verdadeira família fraterna e companheira.”

Lucas Tornai finaliza contando sobre o que aprendeu na instituição. “A Ordem DeMolay é repleta de ensinamentos e lições que levaremos para toda a vida. Uma das primeiras lições que aprendemos, logo ao iniciar, são as sete virtudes cardeais de um DeMolay: Amor Filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. São essas as virtudes que deverão moldar nossa jornada e atitudes. Há uma bela frase de um dos mais célebres demolays, Walt Disney, que diz "quem dera fossemos apenas homens, mas somos demolays"; ou seja, devemos honrar o nome DeMolay e agir sempre de acordo com as virtudes que nos guiam e iluminam. Além das virtudes, recebemos ensinamentos sobre lealdade e tolerância, aprendendo sempre a ser tolerante com a opinião do próximo, seja ela qual for. Os direitos às liberdades civil, religiosa, política e intelectual são indispensáveis a qualquer DeMolay e é seu dever garantir a defesa desses direitos a todos os cidadãos de nossa pátria.”

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Esquadrilha da Fumaça faz show com público no Recinto de Exposições
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Três padres de Catanduva participam do Encontro Nacional de Presbíteros
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Fatec divulga resultado da isenção e redução de taxa do vestibular