Dia dos Namorados: psicóloga orienta casais e afirma que o amor pode durar
Psicóloga enfatiza a importância do amor e dá toques sobre como demonstrá-lo para a pessoa amada
Foto: DIVULGAÇÃO - Sueli Corrêa diz que é importante que os casais conversem para entender suas necessidades e características
Por Da Reportagem Local | 12 de junho, 2022
 

Data mais romântica do ano, o 12 de junho, Dia dos Namorados, é um momento especial para os casais apaixonados, marcado por jantares, trocas de presentes, recordações e declarações. Comemorada no resto do mundo em 14 de fevereiro, o 'Valentine’s Day' ou Dia de São Valentim popularizou-se no Brasil a partir da década de 1950, a fim de melhorar as vendas no comércio.  

Mas você sabia que dar presentes não é a única forma de demonstrar sentimento pela pessoa amada? A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, professora Sueli Cominetti Corrêa, explica que muitos aspectos compõem a experiência amorosa.   

“Atenção, dedicação, diálogo e autenticidade são pilares essenciais e, embora não haja uma definição única e conclusiva sobre o que é o amor, as várias correntes teóricas da Psicologia concordam que se trata de uma experiência de conexão com algo ou alguém muito forte e necessária e que precisa ser cuidada”, pontua.  

Segundo a especialista, a compreensão sobre as necessidades da pessoa amada, o companheirismo e o carinho sincero são formas incríveis de demonstrar amor. “Valorizar o que a pessoa amada gosta; ouvir ao invés de supor; acompanhar, interessar-se sobre seus desafios, tudo isso demonstra que o que mais se quer é a felicidade dessa pessoa”, reforça Corrêa.  

Como orientação, Sueli diz que é importante que os casais conversem para entender suas necessidades e características; que parem de supor -- que dialoguem e que tenham a coragem de rever conceitos e seus próprios sentimentos.  

“É necessário que aprendam a controlar o apego e o ciúme, mas que não fiquem desatentos à distância emocional, ao automatismo e nem a uma confiança cega de que sabem tudo sobre a pessoa amada. As pessoas mudam e precisam ser acompanhadas nas suas mudanças. A parceria e os toques físicos devem ser constantes e não só quando há desejo sexual. A entrega não é no tempo de relógio, mas vem da disponibilidade interior. O amor não segue uma receita padrão; o diálogo, o respeito e o entendimento mútuo devem ser parâmetros para um relacionamento saudável e duradouro”, completa a especialista.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Catanduvense lança livro inspirado na mentalidade vencedora de Senna
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Rotary Club de Catanduva promove o 1º Porco à Paraguaia em maio
Por Stella Vicente | 24 de abril de 2024
Avoiam promove Yakissoba da Mamãe em prol das Casas de Apoio