Dia de São João é celebrado com festas tradicionais na região
A Paróquia São João Batista, de Vila Roberto, tem programação ao longo de todo mês; neste final de semana acontecem quermesses, procissão e a “alvorada”
Foto: Divulgação - Um dos pontos mais importantes da festa é o frango, que tem um recheio diferenciado
Por Stella Vicente | 23 de junho, 2023

O Dia de São João Batista é celebrado pela Igreja Católica neste sábado, dia 24 de junho. O distrito de Pindorama, Vila Roberto, é um dos locais da região que tem este santo como seu padroeiro, comemorando a data com festividades ao longo do mês, inclusive nesta sexta-feira, dia 23, com o último dia da novena, levantamento do mastro e quermesse, e no sábado, dia 24, com alvorada, missa, leilão, seguido de quermesse, e procissão com vários santos.

O padre responsável pela Paróquia São João Batista da Vila Roberto, Valdemir Donizeti Muriel, afirma que a festa é uma das mais tradicionais da região, atraindo público de diversas cidades como Matão, Araraquara, Ibitinga, Borborema e Novo Horizonte, por exemplo. Por esse motivo, para atender essas pessoas, a celebração ocorre ao longo do mês todo.

“Nós comemoramos São João, mas se celebra também os festejos do mês de junho, que tem Santo Antônio e São Pedro. Temos essa dinâmica de fazer algo maior pelo número de pessoas que vêm, não daria para ser algo restrito”, diz o pároco.

Um dos pontos mais importantes da festa do santo padroeiro da Vila Roberto é o frango, o qual o padre descreve como especial por conta do recheio. Além desse quitute, são vendidos outros pratos tradicionais de quermesse como leitoa e carneiro assado, e há variedade de barracas na praça, que vendem doces, pastéis, churros, milho, bebidas, entre outros. “Tem um pouco de cada coisa para agradar todo o público, desde as crianças até os mais idosos”, destaca.

PROGRAMAÇÃO

Neste final de semana, começando já na sexta-feira à noite, acontece o último dia da Novena, que termina por volta das 20 horas. Em seguida, será realizada a cerimônia do levantamento do mastro, dando início também a mais uma noite de quermesse na Vila Roberto.

Já no sábado, dia do padroeiro, haverá a “alvorada” às 5 horas, em que os fiéis festejam junto com uma banda de Monte Alto. A ideia, segundo o padre, é resgatar a tradição. “Para nós católicos, a alvorada é um momento de festividade e de celebração pelo dia do padroeiro. Os fiéis fazem menção ao passado, recordando as bandinhas da época que ficavam nas praças, algo que hoje foi se perdendo um pouco”, explica o religioso.

Em seguida, após a alvorada, às 10 horas, acontece a missa. Às 11h30 tem início o Leilão do Gado e logo depois a quermesse, por volta do meio-dia. Mais tarde, às 18 horas, está prevista a procissão, onde é contada a história de diversos santos da Igreja Católica.

HISTÓRIA

Padre Valdemir conta que São João foi o último dos profetas, o que finalizou o Antigo Testamento, sendo a “voz que clama no deserto”. “Ele deixa algo muito profundo e marcante acerca da conversão, de buscarmos a Deus e ter esse encontro com Ele e analisar a nossa vida, sabendo definir o que é bom e nos aproxima Dele e o que é ruim e nos afasta. Hoje, se olharmos para essa dinâmica, João Batista continua entrando no deserto do povo, principalmente em um era tão difícil para se converter e crer no Evangelho”, aponta o padre.

São João também é padroeiro de Ariranha

A Festa de São João, de Ariranha, é tradicional e antiga, conhecida pelos leilões que são realizados, pelas diversas comidas, bebidas e comidas típicas e pelos show. Segundo o padre responsável, Luciano Antônio Gonella, há também a fogueira, por onde algumas pessoas passam à meia-noite, e o desfile escolhendo o príncipe e a princesa mirim da festa que existe há dois anos.

“Na parte religiosa temos a novena em honra ao padroeiro, no dia 23, e a missa sertaneja. Após isso, casais mais idosos acendem a fogueira. Já no dia 24 acontece a alvorada pelas ruas da cidade, missa e procissão com 34 andores. Essa festa é importante e ajuda a paróquia a manter seus trabalhos pastorais e diocesano”, ressalta o pároco.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Nascimentos surpresa em Urupês desafiam protocolos de saúde
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Em Marapoama, campanha Mamãe Premiada terá sorteios e show
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Assistência Social de Santa Adélia entrega kit higiene para estudantes