Dia de Santa Rita de Cássia é celebrado com missa, procissão, venda de rosas e quermesse
Novena em louvor à Santa Rita, que teve início no dia 13 de maio, reuniu em um único dia mais de 900 devotos
Foto: DIVULGAÇÃO - Para celebrar a data, paróquia preparou uma programação especial em homenagem a Santa Rita de Cássia
Por Myllayne Lima | 22 de maio, 2022
Neste domingo, dia 22 de maio, é comemorado o Dia de Santa Rita de Cássia ou a Santa das Causas Impossíveis, como é conhecida. Para celebrar a data, a paróquia de Catanduva preparou programação especial em homenagem à santa.  
 
Padre Rosinei Pezzini diz que a novena, que teve início no dia 13 de maio, teve participação maciça de fiéis e devotos.
 
“O primeiro dia da novena, dia 13, houve a Noite de Adoração com o cantor Thiago Brado, com mais de 900 pessoas reunidas no salão paroquial para louvar, adorar e cantar as maravilhas de Deus. Sábado, dia 14, houve a primeira noite de quermesse e pode-se registrar mais de 700 pessoas. A cada dia da novena pode-se contar com a presença de um padre para a reflexão sobre a vida de Santa Rita.”
 
O evento teve a presença do bispo Dom Valdir Mamede. “A noite de ontem, 21, o 9º dia da novena foi presidida pelo bispo refletindo o tema ‘Santa Rita: unida à paixão de Cristo’. Após a celebração, a segunda noite de quermesse, que também foi um sucesso.”
 
Padre Rosinei fala ainda sobre a participação das crianças. “Durante o ciclo novenário, as crianças da Paróquia de Santa Rita enriqueceram ainda mais a devoção à Santa Rita, pois a cada dia elas se vestiam de Santa Rita (ritinhas), e durante o canto do Hino à Santa Rita, entregavam para cada fiel uma rosa de Santa Rita para ser abençoada no final da celebração.”
 
O pároco explica que é uma tradição abençoar as rosas no ciclo novenário. “A devoção à Santa Rita é simbolizada pela rosa, pois como sabemos, o agradável cheiro das rosas é um sinal de santidade que evidencia, de algum modo, o bom perfume de Cristo (2 Cor 2, 15). Santa Rita, grande intercessora das famílias, a ti pedimos verdadeiras graças de conversão sobre aqueles que amamos. Tuas rosas são sinais de salvação, por isso te pedimos nesta novena a paciência e o perdão.”
 
Em homenagem à Santa dos Impossíveis, haverá programação especial. “Hoje, 22, é o Dia de Santa Rita de Cássia, a padroeira das causas impossíveis. Santa Rita é a grande intercessora das famílias. Quando ficou esposa e mãe, revelou-se como verdadeiro anjo no ambiente matrimonial. Na parte da manhã, as missas acontecerão nos horários das 7h e das 9h. Já a missa festiva será campal e iniciará às 18 horas, seguida de procissão e quermesse.”
 
A data também marca o último dia da Novena. A Paróquia Santa Rita de Cássia vai realizar a venda das rosas abençoadas para os devotos. Padre Rosinei convida toda a comunidade para prestigiar.
 
“Vislumbrando o exemplo de santidade de Santa Rita, uma mulher de baixa estatura, mas forte e grande na santidade, nós aprendemos o valor da humildade e da obediência, do perdão e da caridade. Aos devotos espalhados por toda a Diocese de Catanduva, participem das festividades deste dia de Santa Rita, a intercessora das famílias.” 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Catanduvense lança livro inspirado na mentalidade vencedora de Senna
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Rotary Club de Catanduva promove o 1º Porco à Paraguaia em maio
Por Stella Vicente | 24 de abril de 2024
Avoiam promove Yakissoba da Mamãe em prol das Casas de Apoio