Dia de Nossa Senhora de Fátima é celebrado com oração do terço, carreata e procissão luminosa
Nesta sexta-feira, 13, é celebrado o dia de Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como a ‘Santa dos Segredos’
Foto: DIOCESE CATANDUVA - Paróquia Nossa Senhora de Fátima terá programação especial
Por Myllayne Lima | 13 de maio, 2022
 

Nesta sexta-feira, 13 de maio, é celebrado o Dia de Nossa Senhora de Fátima, data em que os católicos recordam a primeira das aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos - Jacinta, Francisco e Lúcia - que ocorreu na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917. 

“Em maio de 1917 o Papa Bento XV, em meio a Primeira Guerra Mundial, convocou todos os católicos para se unirem em oração e pedirem a Nossa Senhora que intercedesse na guerra e trouxesse paz para aquele momento. E foi a partir daí́ que começa a história de Nossa Senhora de Fátima. Oito dias após a convocação do Papa, em resposta às orações, Nossa Senhora de Fátima fez sua primeira aparição em 13 de maio de 1917 na pequena aldeia de Fátima em Portugal. Em um local chamado “Cova de Iria”, ela apareceu para três pequenos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta”, conta padre José Júlio Azarito. 

De acordo com o pároco, Nossa Senhora de Fátima tranquilizou os pastorinhos afirmando que vinha do céu. “Por volta de meio-dia eles brincavam pelo campo enquanto cuidavam de um pequeno rebanho quando pararam para rezar o terço, como já́ era de costume. Queriam voltar logo para a brincadeira e por isso rezaram à moda deles e rapidamente voltaram para o campo e foi quando viram um clarão bem similar ao de relâmpagos. Acharam que ia chover e por isso se recolheram para ir embora e foi quando viram um segundo clarão em cima da copa de uma árvore (chamada azinheira) e em seguida viram Nossa Senhora de Fátima. Assustados, quiseram correr, mas Nossa Senhora logo os tranquilizou e pedindo que não tivessem medo, pois ela vinha do Céu.” 

As aparições de Nossa Senhora de Fátima se repetiriam no dia 13 de cada mês. “Segundo relato dos próprios pastorinhos, a visão era de uma “Senhora mais brilhante que o Sol”, e em suas mãos pendia um Rosário. Serena e tranquila disse às crianças: Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, à esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez. E as aparições aconteceram sete meses seguintes conforme o prometido.” 

Durante os encontros, as crianças rezavam o rosário e recebiam revelações de Nossa Senhora. “Antes de ir embora, Nossa Senhora de Fátima ainda ressaltou: Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra. As aparições continuaram nos meses seguintes e mesmo em meio a perseguições, maus tratos e acusações de serem mentirosos, Lúcia, Francisco e Jacinta estavam na Cova de Iria para esperar por Nossa Senhora de Fátima. Tanto que na segunda aparição, haviam apenas 50 pessoas os acompanhando.” 

À medida que as crianças recebiam as visitas de Nossa Senhora, a notícia se espalhava e cada vez mais atraíam peregrinos ao lugar. “Na terceira aparição prometeu um milagre para que o povo acreditasse nas crianças. E na última aparição, em 13 de outubro, o milagre aconteceu. Haviam com eles mais de 70 mil pessoas e em meio a multidão, do meio das nuvens negras, o sol surgiu e começou a girar sobre si mesmo como se fosse uma imensa bola de fogo. E foi também nessa última aparição que Nossa Senhora de Fátima revelou ser a “Senhora do Rosário” e pediu que ali fosse construída uma capela em sua homenagem.” 

Nossa Senhora de Fátima é também conhecida como a "Santa dos Segredos", pois também teriam sido revelados três segredos aos pastorinhos. Os dois primeiros se referiam à Primeira Guerra Mundial e à Rússia que acabava de adotar o socialismo como regime de governo. 

“O segredo de Fátima foi revelado às crianças em três partes. A primeira, foi uma terrível visão do inferno. Nossa Senhora disse: vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar”, frisa padre José Júlio. 

Ele também pontua partes do segundo e terceiro segredo. “Na segunda parte, outros acontecimentos foram revelados:  Quando virdes uma noite alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá, de que vai punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre.” 

O terceiro, que deu origem à diversas especulações, fazia menção a um atentado que um pontífice sofreria. Acredita-se que a tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, em 1981, tenha relação com este segredo. 

“Na terceira parte, encerra: Os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas. Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará. Nossa Senhora pede então: Quando rezardes o terço, dizei depois de cada mistério: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.” 

Padre José Júlio fala, ainda, sobre o significado de Nossa Senhora de Fátima aos devotos. “Dado o contexto das aparições em um momento de guerra, o título de N. Sra de Fátima ficou relacionado à oração pela paz no mundo. Diante das ameaças das guerras e de tantos outros modos de violência e problemas que nos tiram a paz, o convite à oração feito por N. Sra. de Fátima soa como um recurso ideal para essas horas de aflição.” 

PROGRAMAÇÃO 

Para celebrar o Dia de Nossa Senhora de Fátima nesta sexta-feira, 13, será realizada a oração do terço de hora em hora a partir das 6 horas da manhã. A partir das 14h30 carreata pelas ruas da cidade, saindo da Igreja N. Sra de Fátima. Já às 19 horas haverá procissão luminosa e missa. Após a missa, será realizada a noite do pastel no salão paroquial. 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Catanduvense lança livro inspirado na mentalidade vencedora de Senna
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Rotary Club de Catanduva promove o 1º Porco à Paraguaia em maio
Por Stella Vicente | 24 de abril de 2024
Avoiam promove Yakissoba da Mamãe em prol das Casas de Apoio