Em celebração ao Dia de Finados, serão realizadas missas na manhã desta quarta-feira, 2 de novembro, nos cemitérios de Catanduva. O objetivo é proporcionar aos fiéis uma chance de orar em memória de seus entes queridos que já partiram.
As missas estão previstas para acontecer nos três cemitérios da cidade, sendo eles o Cemitério Nossa Senhora de Fátima, localizado na Vila Celso; Cemitério Nossa Senhora do Carmo, situado na rua 24 de Fevereiro, Vila Rodrigues; e no Cemitério Monsenhor Albino, no Jardim Caparroz.
As celebrações religiosas nos dois cemitérios públicos serão às 8 horas, com os padres Marcelo e Willian, respectivamente. Ambos ficarão abertos das 6 às 18 horas neste feriado. Já no Cemitério Monsenhor Albino, que funciona das 7 às 17 horas, a missa será às 9 horas com padre José Carlos.
O bispo diocesano de Catanduva, Dom Valdir Mamede, explica que a importância da missa de Finados para os fiéis se baseia nos princípios da igreja, que crê na comunhão dos santos. Isto é, as orações de uns pelos outros os sustentam.
“Nós pedimos a bondade de Deus para que venha a nossa fraqueza, por isso que é importante que os fiéis celebrem no dia de Finados a memória dos seus ancestrais e aprendam com eles a escola da vida de que é preciso se ater à vontade de Deus e buscar colocá-la sempre em prática”, diz.
As missas nos cemitérios não eram realizadas há dois anos por conta da pandemia de covid-19. Para Dom Valdir, ainda que não esteja superada, já que ainda há possibilidade de infecção pelo vírus, não há nada que impeça de se fazer uma retomada gradual das atividades.
“No dia 2 de novembro, nos reunimos para a celebração da memória dos nossos antepassados. Então ir ao cemitério, visitar os sepulcros dos entes queridos, ir à igreja e participar de uma celebração da Santa Missa em sufrágio da alma dos nossos que amamos e que já nos deixaram é importante. Nós podemos realizar com tranquilidade porque nós confiamos que a ciência, nos tendo oferecido a vacina, e o governo federal, estadual e municipal tendo aplicado a vacina na maior parte da população, nos oferece segurança não só para o dia de Finados, mas também para tantas outras coisas”, afirma.
BOX
Varredura contra criadouros do Aedes
A Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) vistoriou os cemitérios municipais no sábado, 29. O trabalho teve como objetivo eliminar materiais que possam acumular água, além de cobrir locais que possam servir de criadouro do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A missão dos agentes de endemias consiste em evitar riscos de transmissão, já que esses locais receberão grande quantidade de visitantes nesta quarta-feira, feriado de Finados.
Aos visitantes, a orientação é para que sejam evitadas sacolas plásticas ou qualquer outro objeto, como vasos ou pratinhos, que possam acumular água e se tornar criadouros para o mosquito transmissor da dengue. A EMCAa retornará aos cemitérios após o feriado para atividade de rescaldo.
Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Missão dos agentes consiste em evitar riscos de transmissão de doenças
Autor