
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou na terça-feira, 12, o projeto de lei nº 370/2023, do deputado estadual Teonilio Barba (PT), que institui em todo o Estado de São Paulo o Dia Estadual da Consciência Negra, já celebrado em 20 de novembro por algumas cidades. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 13, e vale já para este ano.
“A aprovação representa uma vitória da luta do povo negro por justiça e reparação, pois ao estabelecer que o 20 de novembro, dia estadual da consciência negra, seja também feriado no estado, se colabora para que hajam atividades e ações de debate sobre a condição dos negros e negras na sociedade brasileira”, comemorou Barba, nas redes sociais.
A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695. Ele foi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares durante o período do Brasil-Colônia e ficou conhecido por representar a resistência e a luta contra a opressão da escravidão.
Segundo o governo estadual, o objetivo é potencializar a importância do debate sobre o povo e a cultura africana no Brasil, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia, entre várias outras áreas.
Autor
