A deputada estadual Beth Sahão (PT) reuniu-se nesta segunda-feira, 6 de novembro, com o delegado seccional da Polícia Civil de Catanduva, Luís Roberto Ricci, com objetivo de atualizar o andamento das apurações envolvendo o suposto caso de racismo que teria ocorrido no Garden Shopping Catanduva, no feriado de quinta-feira, dia 2, contra alunos de uma escola da região.
O delegado seccional informou à deputada que um Boletim de Ocorrência eletrônico foi formalizado pelas vítimas, mas que independente desse registro já submeteu o caso para a devida investigação e demais providências necessárias à apuração e elucidação dos fatos.
No início deste ano, o presidente Lula sancionou a lei 14.532, de 2023, que equipara a injúria racial ao crime de racismo, com a pena aumentada de um a três anos para de dois a cinco anos de reclusão. Enquanto o racismo é entendido como um crime contra a coletividade, a injúria se configura a partir da ofensa a alguém em razão da raça, cor, etnia ou origem.
“Exigimos que os supostos crimes relatados sejam investigados com rigor, e que os responsáveis sejam punidos de acordo com a lei. Além disso, pedimos que medidas administrativas sejam aplicadas para os envolvidos. Estamos à disposição para apoiar qualquer ação que garanta a justiça e a proteção dos direitos de todos os cidadãos”, afirmou Beth Sahão.
Autor