Diante do aumento dos casos de dengue na região, o Departamento de Saúde de Urupês está redobrando os esforços na prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Mateus Basílio, agente do Controle de Endemias de Urupês, iniciou uma série de atividades educativas nas escolas municipais, incluindo rodas de conversa, palestras e dinâmicas para alunos do 1º ao 9º ano. O objetivo é informar e capacitar os estudantes para que eles possam agir como agentes de mudança em suas próprias casas.
As atividades são lúdicas e informativas, buscando, através da diversão, conscientizar as crianças sobre a importância da prevenção.
Para combater os focos de proliferação do mosquito, está programada para a primeira semana de março ampla operação de coleta de resíduos domiciliares que possam acumular água. A operação abrangerá todos os bairros da cidade, proporcionando aos moradores a oportunidade de descartar materiais inservíveis, como latas, baldes, pneus, eletrodomésticos e eletrônicos.
Desde janeiro, mais de 4.200 residências foram inspecionadas em Urupês, com orientações e ações efetivas de combate à dengue. Além disso, foi estabelecido serviço de denúncia via WhatsApp 17 99245-7224, para que os moradores possam reportar locais propícios à proliferação do mosquito.
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Urupês, o município registrou, desde o início do ano, 13 casos notificados de dengue, sendo sete confirmados e seis descartados.
Autor