Será realizado na quinta-feira, dia 7, às 9 horas, o Demo Day do Health Me Up, programa de aceleração de startups realizado por empresas do setor de saúde rio-pretense: Braile Biomédica, Grupo Cene, Shift, Ultra-X e Unimed Rio Preto. Demo Day é o nome dado ao dia em que as equipes de um programa de inovação aberta apresentam seus projetos para uma banca avaliadora.
No evento, sediado no Parque Tecnológico de Rio Preto, sete startups de diferentes regiões brasileiras irão expor suas inovações, incluindo uma de Catanduva, a FisioAtual, cujo foco é a popularização de tecnologias de robótica reabilitativa assistiva, atreladas à realidade virtual.
Entre as demais soluções desenvolvidas por elas estão tecnologias que auxiliam no controle de taxas de infecção hospitalar; superfícies inteligentes para fabricantes de implantes odontológicos, ortopédicos e veterinários; e solução que substitui o gesso ortopédico.
A proposta do programa Health Me Up é criar um ambiente ideal para que empreendedores desenvolvam negócios inovadores. “Trabalhamos com o conceito de inovação aberta, ou seja, a inovação criada a partir da interação entre quem está dentro e fora das grandes empresas”, afirma João Paulo Geroldo, CEO da QuikDev, empresa responsável pela operação do programa. “Isso é feito a partir de mentorias e networking para que startups consigam acessar as áreas de inovação dessas organizações, validar as ideias e, no final, ter a capacidade de captar recursos”.
O primeiro ciclo do programa começou em dezembro, após processo seletivo que contou com a participação de 135 startups e a definição dos sete negócios selecionados. “Fechando o processo de aceleração com o Demo Day, além de apresentar à comunidade empreendedora o resultado do trabalho nesse período, as startups terão a oportunidade de captar investimento”, destaca Geroldo.
Autor